O PRONTUÁRIO ELETRÔNICO EM ATENDIMENTO EM SAÚDE

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Autor(es): dc.contributorCentro Universitário Christuspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLIMA FILHO, José Célio Costa-
Autor(es): dc.contributor.authorOLIVEIRA, Claudia Maria Costa de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-09-08T14:22:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-09-08T14:22:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-31-
identificador: dc.identifier.otherO PRONTUÁRIO ELETRÔNICO EM ATENDIMENTO EM SAÚDEpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/737816-
Resumo: dc.description.abstract"Os profissionais de saúde utilizam cada vez mais o prontuários eletrônico do paciente (PEP) durante encontros clínicos. O uso do PEP melhora a qualidade da coleta de dados biomédicos, facilita o compartilhamento de informações médicas com os pacientes e diferentes profissionais de saúde e reduz o erro médico. A introdução da Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) tem por objetivo modificar as práticas pedagógicas na perspectiva da educação permanente, preparar futuros médicos para lidar com o atual perfil de pacientes, que se informam muito mais facilmente em questões de saúde e doenças pela Internet e, por fim, capacitar os alunos para o uso da TIC com foco na prática profissional, no âmbito do atendimento em saúde e atividades de gestão. Os alunos estão cada vez mais expostos ao PEP, pelo que devem ter a oportunidade de desenvolver as competências para “acessar, discriminar, analisar, aplicar conhecimentos e dominar grandes fluxo de informação”. Para isso se faz necessário um treinamento robusto em um ambiente seguro para o aprendizado. A utilização do PEP pode trazer os benefícios de desenvolver as competências no ensino médico, facilitar o acesso a informações dos pacientes em acompanhamento e a revisão das informações inseridas pelo aluno por preceptores, ser um repositório de dados para pesquisa, levar à diminuição do tempo gasto na execução das tarefas e melhorar a comunicação com o time de cuidado, entre outros. Contudo, a utilização do PEP traz também preocupações em relação à interação dos alunos com o PEP, restrições da utilização do PEP pelos alunos, prejuízo ao desenvolvimento do raciocínio clínico do aprendiz, facilidades de preenchimentos automáticos, uso de “cortacola"", uso de diretrizes que redirecionam a conduta, dificultando a aprendizagem dos alunos. Diante desse contexto, questionamos se as fragilidades no uso do PEP no atendimento médico resultam da deficiência da capacitação de alunos e médicos sobre o uso das TICs."pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2.1MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPRONTUÁRIO ELETRÔNICOpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEDUCAÇÃO MÉDICApt_BR
Título: dc.titleO PRONTUÁRIO ELETRÔNICO EM ATENDIMENTO EM SAÚDEpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeimagempt_BR
Curso: dc.subject.coursePós Graduação – Mested (Mestrado Profissional Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMETODOLOGAS ATIVAS NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM NA SAÚDEpt_BR
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