Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Centro Universitário Christus | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | LIMA FILHO, José Célio Costa | - |
Autor(es): dc.contributor.author | OLIVEIRA, Claudia Maria Costa de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-09-08T14:22:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-09-08T14:22:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-31 | - |
identificador: dc.identifier.other | O PRONTUÁRIO ELETRÔNICO EM ATENDIMENTO EM SAÚDE | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/737816 | - |
Resumo: dc.description.abstract | "Os profissionais de saúde utilizam cada vez mais o prontuários eletrônico do paciente (PEP) durante encontros clínicos. O uso do PEP melhora a qualidade da coleta de dados biomédicos, facilita o compartilhamento de informações médicas com os pacientes e diferentes profissionais de saúde e reduz o erro médico. A introdução da Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) tem por objetivo modificar as práticas pedagógicas na perspectiva da educação permanente, preparar futuros médicos para lidar com o atual perfil de pacientes, que se informam muito mais facilmente em questões de saúde e doenças pela Internet e, por fim, capacitar os alunos para o uso da TIC com foco na prática profissional, no âmbito do atendimento em saúde e atividades de gestão. Os alunos estão cada vez mais expostos ao PEP, pelo que devem ter a oportunidade de desenvolver as competências para “acessar, discriminar, analisar, aplicar conhecimentos e dominar grandes fluxo de informação”. Para isso se faz necessário um treinamento robusto em um ambiente seguro para o aprendizado. A utilização do PEP pode trazer os benefícios de desenvolver as competências no ensino médico, facilitar o acesso a informações dos pacientes em acompanhamento e a revisão das informações inseridas pelo aluno por preceptores, ser um repositório de dados para pesquisa, levar à diminuição do tempo gasto na execução das tarefas e melhorar a comunicação com o time de cuidado, entre outros. Contudo, a utilização do PEP traz também preocupações em relação à interação dos alunos com o PEP, restrições da utilização do PEP pelos alunos, prejuízo ao desenvolvimento do raciocínio clínico do aprendiz, facilidades de preenchimentos automáticos, uso de “cortacola"", uso de diretrizes que redirecionam a conduta, dificultando a aprendizagem dos alunos. Diante desse contexto, questionamos se as fragilidades no uso do PEP no atendimento médico resultam da deficiência da capacitação de alunos e médicos sobre o uso das TICs." | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2.1MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | PRONTUÁRIO ELETRÔNICO | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | EDUCAÇÃO MÉDICA | pt_BR |
Título: dc.title | O PRONTUÁRIO ELETRÔNICO EM ATENDIMENTO EM SAÚDE | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | imagem | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Pós Graduação – Mested (Mestrado Profissional Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | METODOLOGAS ATIVAS NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM NA SAÚDE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Imagens |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons