SITE DIDATIC COMO AMBIÊNCIA FORMATIVA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Londrinapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMoraes, Dirce Aparecida Foletto de-
Autor(es): dc.contributor.authorMéllo, Diene Eire de-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, João Victor da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-09-06T13:43:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-09-06T13:43:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://ueldidatic.wixsite.com/website-
identificador: dc.identifier.otherSite DidaTicpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/737725-
Resumo: dc.description.abstractO site DidaTic se configura como ambiência formativa que busca potencializar os processos de formação de professores na medida em que promove uma expansão espaço-temporal da ação formativa, estimula a interação e a construção de autorias, possibilita novas formas de pensar a prática docente subsidiada pelas tecnologias digitais. O site, enquanto ambiência formativa, tem como foco a proposição de ações formativas que possam subsidiar o professor a partir de orientações técnicas e pedagógicas com e para o uso das tecnologias digitais e suas potencialidades nas práticas educativas, enfatizando os processos de mediação, interação e colaboração. Os esforços empregados no site voltam-se à própria compreensão do professor em meio a necessidade de entender a si junto a grandes mudanças nas reflexões sobre o mundo na cibercultura. Na intenção de criar um ambiente formativo humanizado, a produção do site contou com pesquisas e participações diretas de seus participantes, de professores e de estudantes, a fim de compreender sua realidade e atender as necessidades formativas. A coletividade e intencionalidade pedagógica que estruturaram o conteúdo e a forma do site promovem um trabalho que não se caracteriza como uma junção de produções individuais, mas sim em uma experiência coletiva, com diversos olhares e ações na construção do site como um ambiente dinâmico, plural e coletivo de formação de professores, sendo disponibilizado gratuitamente, distanciando-se de qualquer proposta mercadológica e de fins lucrativos. O site apresenta como conteúdos materiais de apoio com mais de trinta produtos educacionais elaborados em uma linguagem dialógica para orientar o entendimento técnico e pedagógico das tecnologias digitais, uma compilação de materiais científicos e informativos sobre educação e tecnologias, trilhas formativas, podcasts, além da divulgação das atividades do grupo.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeon-linept_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectdidáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjecttecnologias digitaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectaprendizagempt_BR
Título: dc.titleSITE DIDATIC COMO AMBIÊNCIA FORMATIVApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeportalpt_BR
Curso: dc.subject.courseFormação inicial e continuada de professores da Educação Básica e Superiorpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinecomunidade educativapt_BR
Aparece nas coleções:Portal

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons