Ensino de história, BNCC e trabalhismo: desafios e possibilidades no contexto pandêmico

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorArnaud, Lucas de Paula-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-09-06T00:19:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-09-06T00:19:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
identificador: dc.identifier.otherEnsino de história, BNCC e trabalhismo: desafios e possibilidades no contexto pandêmicopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/737702-
Resumo: dc.description.abstractO tema central desta pesquisa é a reflexão acerca do processo de ensino-aprendizagem de História em um colégio da cidade do Rio de Janeiro, durante o período de pandemia de COVID-19. A preocupação era a de desenvolver instrumentos de avaliação capazes de fornecer evidências de aprendizagem da habilidade EF9HI06 sobre trabalhismo, presente na BNCC do Ensino Fundamental, e do conceito de populismo, ausente na normativa, mas essencial para a formação política do indivíduo. Assim, o trabalho discute os limites e potencialidades do ensino remoto no Ensino Básico, da plataforma digital utilizada pela instituição de ensino escolhida para a realização da pesquisa e também da BNCC. Ademais, a proposição de uma prática pedagógica e de instrumentos de avaliação que mensurem a aprendizagem desses dois conceitos também são contemplados neste trabalho. Para a elaboração da intervenção pedagógica, foram utilizados os referenciais teóricos de Perrenoud e Zabala, enquanto o Guia de Elaboração de Itens do INEP, as reflexões de Airasian, Russel e Bloom serviram de base para a construções dos instrumentos de avaliação.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5.103 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistoriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAvaliaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectBNCCpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTrabalhismopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPopulismopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHabilidadespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCompetênciaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência Didáticapt_BR
Título: dc.titleEnsino de história, BNCC e trabalhismo: desafios e possibilidades no contexto pandêmicopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons