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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Arnaud, Lucas de Paula | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-09-06T00:19:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-09-06T00:19:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
identificador: dc.identifier.other | Ensino de história, BNCC e trabalhismo: desafios e possibilidades no contexto pandêmico | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/737702 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O tema central desta pesquisa é a reflexão acerca do processo de ensino-aprendizagem de História em um colégio da cidade do Rio de Janeiro, durante o período de pandemia de COVID-19. A preocupação era a de desenvolver instrumentos de avaliação capazes de fornecer evidências de aprendizagem da habilidade EF9HI06 sobre trabalhismo, presente na BNCC do Ensino Fundamental, e do conceito de populismo, ausente na normativa, mas essencial para a formação política do indivíduo. Assim, o trabalho discute os limites e potencialidades do ensino remoto no Ensino Básico, da plataforma digital utilizada pela instituição de ensino escolhida para a realização da pesquisa e também da BNCC. Ademais, a proposição de uma prática pedagógica e de instrumentos de avaliação que mensurem a aprendizagem desses dois conceitos também são contemplados neste trabalho. Para a elaboração da intervenção pedagógica, foram utilizados os referenciais teóricos de Perrenoud e Zabala, enquanto o Guia de Elaboração de Itens do INEP, as reflexões de Airasian, Russel e Bloom serviram de base para a construções dos instrumentos de avaliação. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5.103 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistoria | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | BNCC | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Trabalhismo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Populismo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Habilidades | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Competências | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
Título: dc.title | Ensino de história, BNCC e trabalhismo: desafios e possibilidades no contexto pandêmico | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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LUCAS DE PAULA ARNALD_PROFHISTORIA UERJ.pdf | 5,1 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/737702/2/LUCAS DE PAULA ARNALD_PROFHISTORIA UERJ.pdfDownload |
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