EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E HISTÓRIA LOCAL: PROBLEMATIZANDO HISTÓRIAS NA ESTRADA DA GRACIOSA NA PROVÍNCIA DO PARANÁ (1853-1889)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paranápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCANHA, VANDERLEIA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-09-05T21:27:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-09-05T21:27:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/737678-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma proposta de Ensino de História Local sobre a Estrada da Graciosa, via que liga Curitiba a Antonina, no período em que foi construída e se consolidou como a principal via comercial. Ao longo da Estrada se configuraram estabelecimentos comerciais, núcleos de moradores e colônias de imigrantes. Estes locais cresceram e se tornaram bairros e municípios. O povoamento da região onde se encontra o município de Quatro Barras se insere neste contexto. Por conta disso, a temática foi considerada significativa para o Ensino de História. Visando contribuir com a abordagem da História Local foi configurado um manual pedagógico na forma de livro eletrônico (e-book), no qual estão presentes um dossiê de fontes históricas sobre a Estrada da Graciosa e assuntos correlatos, complementado por uma sugestão de aula de campo. Além da História Local, a Educação Patrimonial foi tomada como referência na elaboração do material didático. A presente dissertação foi dividida em três momentos: no primeiro capítulo foram discutidos aspectos referentes ao Ensino da História, Ensino da História Local e Educação Patrimonial. No segundo capítulo foi desenvolvida uma investigação sobre fontes e bibliografias a respeito da Estrada da Graciosa, o recorte temporal proposto no material didático foi ampliado nesta pesquisa e abordou questões referentes ao período colonial tratando do caminho cujo traçado deu origem ao trajeto da Estrada. Por fim, o terceiro e último capítulo detalha o processo de construção do material didático, indica e justifica as fontes que compõem tal material.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História; História Local; Educação Patrimonial; Estrada da Graciosa; História do Paraná.pt_BR
Título: dc.titleEDUCAÇÃO PATRIMONIAL E HISTÓRIA LOCAL: PROBLEMATIZANDO HISTÓRIAS NA ESTRADA DA GRACIOSA NA PROVÍNCIA DO PARANÁ (1853-1889)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons