Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | CANHA, VANDERLEIA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-09-05T21:27:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-09-05T21:27:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/737678 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho apresenta uma proposta de Ensino de História Local sobre a Estrada da Graciosa, via que liga Curitiba a Antonina, no período em que foi construída e se consolidou como a principal via comercial. Ao longo da Estrada se configuraram estabelecimentos comerciais, núcleos de moradores e colônias de imigrantes. Estes locais cresceram e se tornaram bairros e municípios. O povoamento da região onde se encontra o município de Quatro Barras se insere neste contexto. Por conta disso, a temática foi considerada significativa para o Ensino de História. Visando contribuir com a abordagem da História Local foi configurado um manual pedagógico na forma de livro eletrônico (e-book), no qual estão presentes um dossiê de fontes históricas sobre a Estrada da Graciosa e assuntos correlatos, complementado por uma sugestão de aula de campo. Além da História Local, a Educação Patrimonial foi tomada como referência na elaboração do material didático. A presente dissertação foi dividida em três momentos: no primeiro capítulo foram discutidos aspectos referentes ao Ensino da História, Ensino da História Local e Educação Patrimonial. No segundo capítulo foi desenvolvida uma investigação sobre fontes e bibliografias a respeito da Estrada da Graciosa, o recorte temporal proposto no material didático foi ampliado nesta pesquisa e abordou questões referentes ao período colonial tratando do caminho cujo traçado deu origem ao trajeto da Estrada. Por fim, o terceiro e último capítulo detalha o processo de construção do material didático, indica e justifica as fontes que compõem tal material. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História; História Local; Educação Patrimonial; Estrada da Graciosa; História do Paraná. | pt_BR |
Título: dc.title | EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E HISTÓRIA LOCAL: PROBLEMATIZANDO HISTÓRIAS NA ESTRADA DA GRACIOSA NA PROVÍNCIA DO PARANÁ (1853-1889) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
vanderleia.pdf | 3,16 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/737678/2/vanderleia.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons