LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA: ANALISANDO O MANUAL DO PROFESSOR E SEU IMPACTO NA CONSTRUÇÃO DE NOVAS METODOLOGIAS PARA ENSINAR A PARTIR DE FILMES

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paranápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFELISBERTO, EDIVANE DE ALMEIDA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-09-05T21:06:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-09-05T21:06:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/737677-
Resumo: dc.description.abstractRelata pesquisa cujo objetivo foi investigar as prescrições sugeridas no manual didático de uma coleção da disciplina de História, aprovada no PNLD 2020, quanto ao uso de filmes como recurso didático nas aulas de História. Este gênero foi escolhido pelo potencial que apresenta como outra forma de narrativa da História e seu valor como fonte e documento histórico. A pesquisa analisa o Manual do Professor, do sexto ao nono ano, do Ensino Fundamental, da coleção História Sociedade & Cidadania, do autor Alfredo Boulos, adotada como material único, para todo o estado do Paraná, no período de 2020 a 2023. Foram mapeadas as indicações de filmes feitas pelo autor, como ele propõe o trabalho e o uso dos filmes em sala, se demonstra ou não o seu potencial como fonte histórica. Com a pesquisa em andamento houve a percepção de ausências, no livro didático, de sugestões e de encaminhamentos de atividades para o professor explorar o potencial da linguagem do cinema. Com a intenção de reforçar a importância das produções audiovisuais nas aulas de História, como um facilitador do desenvolvimento do pensamento histórico, pretende-se construir propostas de trabalho, com metodologias de análise de filmes a partir dos conteúdos do livro didático. O material estará disponível para consulta e uso dos professores em um blog, com trechos do filme, indicando as possibilidades de trabalho ao professor, apontando os conteúdos que podem ser abordados a partir deles e cotejando-os com documentos históricos referentes ao período ou fato histórico abordado no excerto fílmico. O filme Olga (2004), foi o escolhido para análise, priorizando questões quanto a representação do passado apresentada no filme; como foi construída essa abordagem; se o filme propõe permanências ou rupturas; dialoga com o senso comum, com memórias históricas, com representações do passado; qual relação estabelece com a historiografia; enfim, qual o contexto da produção do filme e como a sociedade que o produziu representou seu passado no cinema. Ao estabelecer diálogos e confrontos entre o filme e os documentos apresentados, ou outros, que possam ser acrescentados, valoriza-se o caráter pedagógico do audiovisual para a compreensão e interpretação histórica.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História. Filme como fonte histórica. PNLD Históriapt_BR
Título: dc.titleLIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA: ANALISANDO O MANUAL DO PROFESSOR E SEU IMPACTO NA CONSTRUÇÃO DE NOVAS METODOLOGIAS PARA ENSINAR A PARTIR DE FILMESpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
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