Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SOUZA, FERNANDA ALMEIDA DE | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-09-05T21:34:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-09-05T21:34:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/737675 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa, de natureza bibliográfica, tem como principais referências, Schmidt, Jörn Rüsen e Paulo Freire, tendo como objetivo propor ao professor reflexões sobre a historicidade da disciplina, buscando evidenciar a importância e necessidade de ressignificar o ensino de História para a realidade contemporânea. A Didática Reconstrutivista da História é apresentada como um caminho teórico metodológico de ressignificação ao ensino de História, de acordo com as demandas desta terceira década do século XXI, visando instigar o professor a praticar uma didática da disciplina guiada pela própria ciência da História. Nela, a aprendizagem perspectivada é aquela em que o aluno compreenda os caminhos que trilhou para chegar ao conhecimento histórico; que possibilite ao aluno atribuir sentido ao conhecimento histórico; que desenvolva a empatia do aluno mediante o conhecimento histórico; que possibilite ao aluno refletir sobre humanização e desumanização; que amplie a consciência histórica do aluno, com o intuito nobre de contribuir para formação de uma sociedade que consiga interpretar e modificar o mundo do qual faz parte. Por interpretar a práxis do professor como resultado de reflexões contínuas, movidas por intenções compromissadas pela busca de possibilidades de conscientização e transformação, defendemos a autonomia consciente do professor como necessária para consolidar a Didática Reconstrutivista da História como um caminho teórico metodológico para uma práxis transformadora no ensino de História. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História, História do ensino de História. Ensino de História. Consciência histórica. Didática Reconstrutivista da História. | pt_BR |
Título: dc.title | DIDÁTICA RECONSTRUTIVISTA DA HISTÓRIA: POSSIBILIDADE TEÓRICA E METODOLÓGICA PARA UMA PRÁXIS TRANSFORMADORA NO ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
fernanda.pdf | 1,35 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/737675/2/fernanda.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons