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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, TIAGO VIDAL DA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-09-05T21:25:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-09-05T21:25:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/737674 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho tem por objetivo problematizar a presença e/ou a ausência das identidades LGBTQIA+ no livro didático de História. Ao considerar que as relações de gênero e as sexualidades permeiam nossa sociedade e estruturam nossas relações de poder, nesta pesquisa entende-se que é papel do Ensino de História discutir e problematizar a diversidade de orientação sexual e de gênero, mesmo que esta esteja presente no currículo e no livro didático de forma vaga. Como principal e às vezes o único suporte do trabalho docente, o livro didático se propõe a discutir a diversidade e as sexualidades para além da norma heterossexual? Esta questão se faz relevante, tendo em vista que por meio de suas narrativas o livro didático contribui na definição das identidades, na representação e visibilidade dos múltiplos sujeitos históricos, na desconstrução de preconceitos e na promoção do respeito à pluralidade. A pesquisa tem por objeto o livro didático de História (História, Sociedade & Cidadania, da editora FTD), aprovado no PNLD 2020 para os anos finais do ensino fundamental e distribuído em todas as escolas da rede estadual do Paraná e como metodologia a análise de conteúdo. Com base nos referenciais teóricos dos Estudos Queer, nas funções do livro didático apontadas por Alain Choppin e nas propostas pedagógicas discutidas por Tomaz Tadeu da Silva para se abordar a diferença na escola, este trabalho desenvolve a análise de conteúdos textuais dos capítulos, imagens, atividades e orientações do Manual do/a professor/a, em que se percebe a inexistência de problematização da norma (cisheteronormatividade) e a quase total ausência das sexualidades não hegemônicas no livro didático. Entendendo a necessidade de se trabalhar a temática nas aulas de História, bem como a carência de formação e de materiais para as/os professoras/es, a partir da análise foram desenvolvidas proposições didáticas com a utilização de fontes, resultando em um material didático, que pode ser utilizado em sala de aula, a fim de abordar, discutir e problematizar as questões de gênero e sexualidades com as/os estudantes. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História, Sexualidades. Gênero. Livro didático. Ensino de História | pt_BR |
Título: dc.title | COMPREENDENDO AS IDENTIDADES LGBTQIA+: ENTRE O SAIR DO ARMÁRIO E O LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA, CONEXÕES POSSÍVEIS DE HISTÓRIAS NÃO CONTADAS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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tiago.pdf | 5,22 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/737674/2/tiago.pdfDownload |
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