COMPREENDENDO AS IDENTIDADES LGBTQIA+: ENTRE O SAIR DO ARMÁRIO E O LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA, CONEXÕES POSSÍVEIS DE HISTÓRIAS NÃO CONTADAS

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paranápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, TIAGO VIDAL DA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-09-05T21:25:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-09-05T21:25:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/737674-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo problematizar a presença e/ou a ausência das identidades LGBTQIA+ no livro didático de História. Ao considerar que as relações de gênero e as sexualidades permeiam nossa sociedade e estruturam nossas relações de poder, nesta pesquisa entende-se que é papel do Ensino de História discutir e problematizar a diversidade de orientação sexual e de gênero, mesmo que esta esteja presente no currículo e no livro didático de forma vaga. Como principal e às vezes o único suporte do trabalho docente, o livro didático se propõe a discutir a diversidade e as sexualidades para além da norma heterossexual? Esta questão se faz relevante, tendo em vista que por meio de suas narrativas o livro didático contribui na definição das identidades, na representação e visibilidade dos múltiplos sujeitos históricos, na desconstrução de preconceitos e na promoção do respeito à pluralidade. A pesquisa tem por objeto o livro didático de História (História, Sociedade & Cidadania, da editora FTD), aprovado no PNLD 2020 para os anos finais do ensino fundamental e distribuído em todas as escolas da rede estadual do Paraná e como metodologia a análise de conteúdo. Com base nos referenciais teóricos dos Estudos Queer, nas funções do livro didático apontadas por Alain Choppin e nas propostas pedagógicas discutidas por Tomaz Tadeu da Silva para se abordar a diferença na escola, este trabalho desenvolve a análise de conteúdos textuais dos capítulos, imagens, atividades e orientações do Manual do/a professor/a, em que se percebe a inexistência de problematização da norma (cisheteronormatividade) e a quase total ausência das sexualidades não hegemônicas no livro didático. Entendendo a necessidade de se trabalhar a temática nas aulas de História, bem como a carência de formação e de materiais para as/os professoras/es, a partir da análise foram desenvolvidas proposições didáticas com a utilização de fontes, resultando em um material didático, que pode ser utilizado em sala de aula, a fim de abordar, discutir e problematizar as questões de gênero e sexualidades com as/os estudantes.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História, Sexualidades. Gênero. Livro didático. Ensino de Históriapt_BR
Título: dc.titleCOMPREENDENDO AS IDENTIDADES LGBTQIA+: ENTRE O SAIR DO ARMÁRIO E O LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA, CONEXÕES POSSÍVEIS DE HISTÓRIAS NÃO CONTADASpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
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