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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ABREU, TÂNIA KELLY DE | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-09-05T21:22:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-09-05T21:22:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/737673 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa teve por objetivo investigar de que forma os saberes dos professores de História se apresentam na prática em sala de aula. Buscou também compreender a relação dos mesmos com o conhecimento, dentro da perspectiva de que, os saberes docentes estão em constante construção e se constituem nos mais diversos contextos sociais. Para pensar a construção de saberes e práticas dos professores foi proposta uma revisão de referenciais sobre saberes docentes a partir do estudo de Tardif (2002, 2014), Monteiro (2002), Tozetto (2017), entre outros estudiosos que tratam desta temática, com ênfase nas tipologias elencadas por pesquisas na área do ensino. Assim, com vistas a analisar as especificidades dos professores de história, buscou-se nesse estudo caracterizar os saberes que estes mobilizam ao construir sua prática ao longo de sua trajetória profissional. Os sujeitos que participaram deste estudo foram três professores historiadores que atuam na rede estadual paranaense e que têm mais de 5 anos de experiência profissional. A proposta foi perceber como entendem seus saberes e como estes influenciam em suas escolhas para as aulas. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas semi-estruturadas, considerando os professores como portadores de sua História e a sua experiência foi tomada como contribuição à investigação. Para referenciar a pesquisa, optou-se pela cientificidade do ensino de História, focando a Educação Histórica ancorada nos estudos de Jörn Rüsen (1994, 2006, 2010, 2015) e sua contribuição para o campo científico. Também foram referências importantes nesse estudo Freire (1996), Schmidt (2009), Oliveira (2012), Caimi (2015), Mattos (2017) e Sobanski (2017) Germinari (2011) e Urban (2009, 2011). A análise teórica e das entrevistas revelou que os professores constroem gradualmente os vínculos entre seus saberes e a construção do conhecimento em sala de aula ao longo de sua trajetória profissional. É importante valorizar suas experiências e conhecimentos para entender seus saberes docentes, que influenciam sua forma única de ensinar e entender a aprendizagem. Por fim, a presente pesquisa voltou o olhar ao papel do professor enquanto pesquisador e produtor do conhecimento e, foi possível apreender que a prática do professor em sua ação educativa carece tanto dos conhecimentos específicos da epistemologia da ciência da História, como dos saberes próprios do processo do ensino aprendizado que são construídos ao longo da trajetória do professor historiador e que estão vinculados a sua própria identidade profissional. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História. Educação Histórica. Saberes do professor historiador. | pt_BR |
Título: dc.title | SABERES E PRÁTICAS DOCENTES NAS AULAS DE HISTÓRIA: REFLEXÕES SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DO PROFESSOR HISTORIADOR PARA A APRENDIZAGEM HISTÓRICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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