Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SOUSA, MARINA DE | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-09-05T21:19:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-09-05T21:19:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/737672 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho tem como tema o uso do romance histórico gráfico Angola Janga como fonte e artefato da cultura dos jovens e a sua relação com o passado. O objetivo principal é investigar a obra enquanto fonte histórica para ensinar temáticas relacionadas aos escravizados de Palmares e relações raciais no Brasil. Identificar e analisar a chegada e o reconhecimento das narrativas gráficas nas escolas públicas, a partir dos programas Programa Nacional Biblioteca na Escola e Programa Nacional do Livro e Material Didático. Ao analisarmos as indicações nos programas do governo federal, percebemos a escassez do uso dos materiais que chegam às bibliotecas das escolas, por falta de formação dos professores para transformar as obras em práticas pedagógicas e tempo para realizarem a leitura dos materiais, o que ampara a nossa proposta didática desenvolvida nesse trabalho e evidencia a urgência de pesquisar livros didáticos e mídias educacionais sob múltiplas perspectivas, analisando os textos, estudando seu uso e construindo materiais que auxiliem o professor no desenvolvimento de ensino e aprendizagem na disciplina de História. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de HIstória, Graphic Novel; PNBE/PNLD; Angola Janga; História em Quadrinhos | pt_BR |
Título: dc.title | NARRATIVAS PALMARINAS: USANDO ROMANCE GRÁFICO HISTÓRICO (GRAPHIC NOVEL) PARA ENSINAR RELEVÂNCIA E PERSPECTIVA HISTÓRICA EM AULAS DE HISTÓRIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
marina.pdf | 7,5 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/737672/2/marina.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons