NARRATIVAS PALMARINAS: USANDO ROMANCE GRÁFICO HISTÓRICO (GRAPHIC NOVEL) PARA ENSINAR RELEVÂNCIA E PERSPECTIVA HISTÓRICA EM AULAS DE HISTÓRIA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paranápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSOUSA, MARINA DE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-09-05T21:19:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-09-05T21:19:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/737672-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho tem como tema o uso do romance histórico gráfico Angola Janga como fonte e artefato da cultura dos jovens e a sua relação com o passado. O objetivo principal é investigar a obra enquanto fonte histórica para ensinar temáticas relacionadas aos escravizados de Palmares e relações raciais no Brasil. Identificar e analisar a chegada e o reconhecimento das narrativas gráficas nas escolas públicas, a partir dos programas Programa Nacional Biblioteca na Escola e Programa Nacional do Livro e Material Didático. Ao analisarmos as indicações nos programas do governo federal, percebemos a escassez do uso dos materiais que chegam às bibliotecas das escolas, por falta de formação dos professores para transformar as obras em práticas pedagógicas e tempo para realizarem a leitura dos materiais, o que ampara a nossa proposta didática desenvolvida nesse trabalho e evidencia a urgência de pesquisar livros didáticos e mídias educacionais sob múltiplas perspectivas, analisando os textos, estudando seu uso e construindo materiais que auxiliem o professor no desenvolvimento de ensino e aprendizagem na disciplina de História.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de HIstória, Graphic Novel; PNBE/PNLD; Angola Janga; História em Quadrinhospt_BR
Título: dc.titleNARRATIVAS PALMARINAS: USANDO ROMANCE GRÁFICO HISTÓRICO (GRAPHIC NOVEL) PARA ENSINAR RELEVÂNCIA E PERSPECTIVA HISTÓRICA EM AULAS DE HISTÓRIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Arquivos associados:
marina.pdf7,5 MBAdobe PDF/bitstream/capes/737672/2/marina.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons