OFICINA DE ENSINO: MÉTODO HISTÓRICO PARA ABORDAGEM DA DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NA CIDADE DE COLOMBO - PARANÁ

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paranápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFERREIRA, FABIO BATALHA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-09-05T21:12:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-09-05T21:12:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/737669-
Resumo: dc.description.abstractEssa dissertação aborda o ensino das relações étnico-raciais no município de Colombo, região metropolitana de Curitiba, estado do Paraná. Contém uma parte dissertativa sobre o tema e uma parte propositiva, composta na forma de uma oficina pedagógica. A proposta de ensino que apresenta problematiza a ênfase que a memória pública da cidade dá à imigração italiana e enfatiza a história das pessoas negras e indígenas no local, abarcando uma temporalidade que vai desde 10.050 a.C., até a segunda metade do século XX. Além de contemplar as relações étnico-raciais, a oficina propõe que estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental II leiam e interpretem fontes históricas e, a partir disso, construam narrativas sobre o passado da cidade. Esse trabalho de organização da oficina foi embasado nos procedimentos da Micro-história e do método indiciário, bem como em referências da História Local e de outras, que apresentam as possibilidades das oficinas pedagógicas para o ensino de História. A oficina, Grupos Étnico-Raciais na História do Município de Colombo, foi desenvolvida com as/os estudantes da Escola Estadual Caminhos da Natureza, em dois momentos: primeiro, em julho de 2021, na modalidade remota, devido a suspensão das aulas presenciais ocasionada pela pandemia da Covid-19; segundo, presencialmente no mês de outubro e novembro do mesmo ano. Ao realizar a oficina as crianças tiveram a oportunidade de compreender que Colombo é uma cidade plural constituída por diferentes grupos étnico-raciais, construíram conhecimento histórico, relacionaram a temática estudada com o momento vivido e compreenderam o conceito, fonte histórica e étnico-racial. Embora discuta um tema específico referente à cidade de Colombo, a oficina desenvolvida poderá inspirar e estimular professoras e professores de outras localidades a realizar trabalhos em seus locais de vivências. Ainda que tenhamos trabalhado com ela junto a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental II, com intervenções de professoras e professores ela pode ser adequada também a outras séries.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História. Relações Étnico-Raciais. História de Colombo. Educação Básica. Oficinas de Ensino.pt_BR
Título: dc.titleOFICINA DE ENSINO: MÉTODO HISTÓRICO PARA ABORDAGEM DA DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NA CIDADE DE COLOMBO - PARANÁpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons