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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | JURACHEK, FABIO DE CÁSSIO | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-09-05T21:10:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-09-05T21:10:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/737668 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Nessa Dissertação tratamos da construção histórica das fronteiras brasileiras, em especial na região meridional do país, analisando os métodos e princípios utilizados nas disputas territoriais e observando as populações das regiões nas quais os limites fronteiriços foram estabelecidos. A partir dessa abordagem, que possibilita estabelecer relações interdisciplinares entre a História e a Geografia, criamos uma oficina pedagógica para tratar do tema. A metodologia empregada no desenvolvimento da Dissertação foi principalmente a pesquisa bibliográfica, realizada em obras que tratam do tema, a partir das quais formulamos um texto acadêmico que desenvolve o tema e também desenvolvemos a parte propositiva do trabalho. A parte acadêmica da Dissertação está apresentada em dois capítulos. No primeiro abordamos as determinações dos Tratados de Tordesilhas (1494) e Madri (1750) e seus impactos na disputa territorial entre as Coroas Ibéricas na região meridional da América portuguesa e espanhola. No segundo, analisamos a construção das fronteiras meridionais da região sul do Brasil, com destaque para o processo de consolidação das fronteiras do Paraná e de Santa Catarina nos séculos XIX e XX. No terceiro capítulo da Dissertação nos debruçamos sobre as questões do ensino de História propriamente, retomando as formulações de Isabel Barca sobre a metodologia de ensino das aulas-oficina. Nesse mesmo capítulo, realizamos a parte propositiva da Dissertação, apresentando uma oficina elaborada para o ensino do processo histórico envolvido na definição das fronteiras de algumas áreas da região meridional do Brasil. A oficina é voltada a estudantes do Ensino Médio da Educação Básica, está orientada pela Educação Histórica e foi elaborada a partir das formulações de Isabel Barca para essa metodologia de ensino. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História; Educação Histórica; Oficina Didática; fronteiras meridionais do Brasil. | pt_BR |
Título: dc.title | CONSTRUÇÃO DAS FRONTEIRAS MERIDIONAIS DO BRASIL: UMA OFICINA DIDÁTICA PARA ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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fabiocassio.pdf | 4,3 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/737668/2/fabiocassio.pdfDownload |
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