CONSTRUÇÃO DAS FRONTEIRAS MERIDIONAIS DO BRASIL: UMA OFICINA DIDÁTICA PARA ENSINO DE HISTÓRIA

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paranápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorJURACHEK, FABIO DE CÁSSIO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-09-05T21:10:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-09-05T21:10:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/737668-
Resumo: dc.description.abstractNessa Dissertação tratamos da construção histórica das fronteiras brasileiras, em especial na região meridional do país, analisando os métodos e princípios utilizados nas disputas territoriais e observando as populações das regiões nas quais os limites fronteiriços foram estabelecidos. A partir dessa abordagem, que possibilita estabelecer relações interdisciplinares entre a História e a Geografia, criamos uma oficina pedagógica para tratar do tema. A metodologia empregada no desenvolvimento da Dissertação foi principalmente a pesquisa bibliográfica, realizada em obras que tratam do tema, a partir das quais formulamos um texto acadêmico que desenvolve o tema e também desenvolvemos a parte propositiva do trabalho. A parte acadêmica da Dissertação está apresentada em dois capítulos. No primeiro abordamos as determinações dos Tratados de Tordesilhas (1494) e Madri (1750) e seus impactos na disputa territorial entre as Coroas Ibéricas na região meridional da América portuguesa e espanhola. No segundo, analisamos a construção das fronteiras meridionais da região sul do Brasil, com destaque para o processo de consolidação das fronteiras do Paraná e de Santa Catarina nos séculos XIX e XX. No terceiro capítulo da Dissertação nos debruçamos sobre as questões do ensino de História propriamente, retomando as formulações de Isabel Barca sobre a metodologia de ensino das aulas-oficina. Nesse mesmo capítulo, realizamos a parte propositiva da Dissertação, apresentando uma oficina elaborada para o ensino do processo histórico envolvido na definição das fronteiras de algumas áreas da região meridional do Brasil. A oficina é voltada a estudantes do Ensino Médio da Educação Básica, está orientada pela Educação Histórica e foi elaborada a partir das formulações de Isabel Barca para essa metodologia de ensino.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História; Educação Histórica; Oficina Didática; fronteiras meridionais do Brasil.pt_BR
Título: dc.titleCONSTRUÇÃO DAS FRONTEIRAS MERIDIONAIS DO BRASIL: UMA OFICINA DIDÁTICA PARA ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
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