Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SVIDNITZKI, CARLOS HENRIQUE LIEGEL | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-09-05T20:54:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-09-05T20:54:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/737654 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Harry Potter ou qualquer outra fonte literária pode ser usada como fonte para mapear a cosmovisão da autora com respeito ao mundo em que está e que cria ficcionalmente em sua obra, assim como elementos históricos reais diretos intrinsicamente ou remotamente utilizados no texto. Esse trabalho busca apresentar possibilidades de trabalhar a saga de J.K. Rowling: Harry Potter nas aulas de história, unindo o conteúdo histórico com a literatura, buscando não apenas o conhecimento histórico, como também o incentivo à leitura. A metodologia utilizada para responder a problemática “Como trabalhar a literatura de ficção da saga Harry Potter nas aulas de história?”, utiliza a análise documental para examinar a coleção de livros da saga Harry Potter, entendendo que qualquer parte da realidade, qualquer período histórico, qualquer cultura pode ser objeto de estudo por meio das fontes literárias que espelham a realidade do mundo em que foi escrita e que escrevem a realidade de um mundo que não existe, porém eventualmente pode ser visto como desejado. Intenta-se por meio deste estudo tecer, por intermédio de uma abordagem teórico-metodológica, o diálogo e aproximações possíveis entre a História e a Literatura, bem como trazer contribuições para o ensino de História a partir de teóricos como Antonio Candido (2012), Carlo Ginzburg (1990) e Joan Pagès Blanch (2013), entre outros, unindo a teoria e os conhecimentos da obra para explicar os desafios e, principalmente, as contribuições que a saga apresenta para o ensino de História. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História e Literatura. Harry Potter. Fontes literárias | pt_BR |
Título: dc.title | LITERATURA INFANTO-JUVENIL FICCIONAL: UMA ANÁLISE DAS POSSIBILIDADES DO USO DA COLEÇÃO HARRY POTTER EM AULAS DE HISTÓRIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
carlos.pdf | 1,23 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/737654/2/carlos.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons