LITERATURA INFANTO-JUVENIL FICCIONAL: UMA ANÁLISE DAS POSSIBILIDADES DO USO DA COLEÇÃO HARRY POTTER EM AULAS DE HISTÓRIA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paranápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSVIDNITZKI, CARLOS HENRIQUE LIEGEL-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-09-05T20:54:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-09-05T20:54:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/737654-
Resumo: dc.description.abstractHarry Potter ou qualquer outra fonte literária pode ser usada como fonte para mapear a cosmovisão da autora com respeito ao mundo em que está e que cria ficcionalmente em sua obra, assim como elementos históricos reais diretos intrinsicamente ou remotamente utilizados no texto. Esse trabalho busca apresentar possibilidades de trabalhar a saga de J.K. Rowling: Harry Potter nas aulas de história, unindo o conteúdo histórico com a literatura, buscando não apenas o conhecimento histórico, como também o incentivo à leitura. A metodologia utilizada para responder a problemática “Como trabalhar a literatura de ficção da saga Harry Potter nas aulas de história?”, utiliza a análise documental para examinar a coleção de livros da saga Harry Potter, entendendo que qualquer parte da realidade, qualquer período histórico, qualquer cultura pode ser objeto de estudo por meio das fontes literárias que espelham a realidade do mundo em que foi escrita e que escrevem a realidade de um mundo que não existe, porém eventualmente pode ser visto como desejado. Intenta-se por meio deste estudo tecer, por intermédio de uma abordagem teórico-metodológica, o diálogo e aproximações possíveis entre a História e a Literatura, bem como trazer contribuições para o ensino de História a partir de teóricos como Antonio Candido (2012), Carlo Ginzburg (1990) e Joan Pagès Blanch (2013), entre outros, unindo a teoria e os conhecimentos da obra para explicar os desafios e, principalmente, as contribuições que a saga apresenta para o ensino de História.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História e Literatura. Harry Potter. Fontes literáriaspt_BR
Título: dc.titleLITERATURA INFANTO-JUVENIL FICCIONAL: UMA ANÁLISE DAS POSSIBILIDADES DO USO DA COLEÇÃO HARRY POTTER EM AULAS DE HISTÓRIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Arquivos associados:
carlos.pdf1,23 MBAdobe PDF/bitstream/capes/737654/2/carlos.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons