Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo Campus Sertãozinho | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Zanata, Rafael Ferreira dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Gouveia, Riama Coelho | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-09-04T18:15:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-09-04T18:15:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
identificador: dc.identifier.other | PE_RafaelZanata | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/737582 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este Produto Educacional é decorrente da pesquisa LITERATURA COMO ESTRATÉGIA PARA A INTEGRAÇÃO DE CONTEÚDOS: PROPOSTA PARA ABORDAGEM INTERDISCIPLNAR DE “O CORTIÇO”, que foi desenvolvida no Programa doe Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), no IFSP – Campus Sertãozinho. Considerando que a escola tem um papel fundamental no processo de aprendizagem da leitura e no ensino da literatura, mas que algumas práticas tradicionalmente adotadas, como as listas de leituras obrigatórias para os vestibulares, não se mostram capazes de efetivamente estimular a leitura e o gosto pelas obras literárias, a proposta foi o desenvolvimento de uma sequência didática interdisciplinar, centrada na obra "O Cortiço", de Aluísio de Azevedo. A interdisciplinaridade e a contextualização, como fundamentos da proposta apresentada, buscam a criação de nexos entre o conteúdo escolar e a realidade vivenciada pelo estudante, além da integração dos conteúdos curriculares da formação básica e profissional, permitindo uma visão global do conhecimento, que vai além da soma dos conceitos aprendidos em cada disciplina. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2416kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência didpatica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Integrado | pt_BR |
Título: dc.title | Sequência didática interdisciplinar: "O Cortiço" | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | ProfEPT | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PE_RafaelZanata.pdf | 2,42 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/737582/2/PE_RafaelZanata.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons