Plataformas adaptativas como ferramenta de apoio ao processo de aprendizagem de Física no ensino médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEditora MultiAtualpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGuimarães, Ueudison Alves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-09-03T13:48:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-09-03T13:48:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-03-
identificador: dc.identifier.otherPlataformas adaptativas digitalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/737559-
Resumo: dc.description.abstractAs Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs podem ser um elemento que favorece os processos de ensino-aprendizagem, pois afetam diretamente a motivação dos alunos que são atraídos por elas, favorecendo uma aprendizagem flexível quanto ao papel do professor e do aluno, e potencializam cenários interativos. O uso das tecnologias em sala de aula na atualidade, são importantes e necessárias para a educação, pois as tecnologias possibilitam a ampliação deste espaço, tornando-o mais interessante e produtivo, favorecendo a aprendizagem através de novas metodologias. Estas tecnologias abrem grandes portas para o mundo, levando o aluno a novas experiências. A pesquisa teve como objetivo central refletir como pode-se combinar a realidade aumentada com as plataformas de e-learning adaptáveis, a fim de que os alunos, em seu processo de aprendizagem, possam se beneficiar do relacionamento, adquirindo com isso, habilidades para interpretar os conceitos de Física com experiências e experimentações no mundo real. Em relação à metodologia, trata-se de uma pesquisa bibliográfica com a utilização de teóricos como Studart (2019) e Silveira (2019), qualitativa, onde foi apresentado um relato de experiência da implantação da plataforma Phet Interactive Simulations com alunos do Ensino de Médio na Escola Estadual Tancredo Neves. Concluiu-se que as plataformas adaptativas possibilitam novas modalidades de ensino-aprendizagem, acima de tudo no ensino a distância ou híbrido. Mas a utilização dessas tecnologias exige habilidades igualmente novas em professores e alunos para que o uso desse ambiente de aprendizado venha a ser bem-sucedido na promoção de uma aprendizagem significativa. Além do que, requer professores com novas competências tanto na preparação dos guias de informação para orientar os alunos como na mediação das aulas com essas tecnologias.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1808pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectSimuladorpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPhet Interactive Simulationspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação e Tecnologiapt_BR
Título: dc.titlePlataformas adaptativas como ferramenta de apoio ao processo de aprendizagem de Física no ensino médiopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseGrupo MultiAtual Educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons