Arquivo: DOCUMENTÁRIO_ CAMPI CENTENÁRIOS DO iFAL COMO LUGARES DE MEMÓRIA E DE IDENTIDADE (1).mp4

DOCUMENTÁRIO: CAMPI CENTENÁRIOS DO IFAL COMO LUGARES DE MEMÓRIA E DE IDENTIDADE

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Alagoaspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Gerônimo Vicente dos-
Autor(es): dc.contributor.authorMeirelles, Nelson Vieira da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-09-01T13:25:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-09-01T13:25:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-
identificador: dc.identifier.otherDOCUMENTÁRIO_ CAMPI CENTENÁRIOS DO iFAL COMO LUGARES DE MEMÓRIA E DE IDENTIDADE (1)pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/737439-
Resumo: dc.description.abstractA pesquisa teve como objeto de estudo os campi do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) de Maceió e Satuba, ambos com mais de 100 anos de existência. Esse período secular ensejou a prática do esquecimento de um passado construído e entrelaçado por variadas gerações de servidores, estudantes e integrantes da comunidade externa. O objetivo geral da pesquisa foi produzir, como material educativo, um documentário sobre os campi centenários do Instituto Federal de Alagoas como lugares de memória e de identidade. Entre os objetivos específicos foram focalizados, a intenção de despertar em servidores (as), alunos (as) e nos demais públicos de interesses, lembranças e sentimento de pertencimento institucional e propor sugestões de serviços de estímulo à memória e à preservação institucional que poderão ser agregadas à estrutura de salvaguarda documental e material do Ifal. O trabalho apresenta, como produto educacional, um documentário, com 35 minutos de duração, cujo conteúdo tem enfoque na história da educação profissional e tecnológica integrante da rede pública federal em Alagoas com depoimentos de atores sociais envolvidos nas reminiscências das unidades de ensino do Ifal em Maceió e Satuba. Com a pesquisa buscou-se resultados acerca da preservação e do resgate de elementos que configuram a memória institucional dos campi pioneiros da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Estado. O estudo investigativo, do tipo pesquisa ação colaborativa apresentou a abordagem qualitativa, cujos instrumentos metodológicos incluíram na coleta de dados, a observação, as referências teóricas, a entrevista oral, a aplicação de questionários, entrevistas semiestruturadas e rodas de conversas, atividades essas aplicadas junto à comunidade acadêmica, egressos(as) e ex-servidores (as). A pesquisa diagnóstica teve a participação de 63 entrevistados, sendo 43 deles responderam por meio de questionários digitais e 20, por intermédio de entrevistas orais. Como resultado, constatou-se uma indefinição sobre o armazenamento da memória institucional nos campi Maceió e Satuba. Verificou-se a ausência da preservação institucional como objetivos estratégicos do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do Ifal e se registrou relaxamento quanto à organização e ao controle da salvaguarda da memória institucional em ambas as gestões das unidades de ensino pesquisadaspt_BR
Tamanho: dc.format.extent347 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeMP4pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectacervo históricopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectdocumentaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectformação técnicapt_BR
Título: dc.titleDOCUMENTÁRIO: CAMPI CENTENÁRIOS DO IFAL COMO LUGARES DE MEMÓRIA E DE IDENTIDADEpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typevídeopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - Profept/ALpt_BR
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