Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Ribeiro, Cleonice Borges | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-08-29T00:41:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-08-29T00:41:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-29 | - |
identificador: dc.identifier.other | Currículo Integrado: caminhos para a formação integral e politécnica na educação profissional e tecnológica no ensino médio. | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/737297 | - |
Resumo: dc.description.abstract | o produto educacional aqui apresentado foi idealizado no ano de 2022 e elaborado no ano de 2023, é resultado da pesquisa do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT intitulada “O Instituto Federal Goiano - campus Ceres, a oferta do ensino médio integrado e interfaces com área de Língua Portuguesa” , dissertação esta que tem como objetivo geral analisar como e em que medida ocorre à integração curricular nas práticas educativas na disciplina de Língua Portuguesa com os componentes curriculares relacionados à formação profissional no curso Técnico em Meio Ambiente integrado ao Ensino Médio no IF Goiano campus - Ceres. Os objetivos específicos são: descrever a evolução histórica da rede federal e tecnológica de ensino e sua relação com o currículo integrado; observar se o currículo do Instituto Federal Goiano campus-Ceres contempla os pressupostos do currículo integrado e colabora para sua real efetividade no que concerne as práticas educativas na relação da Língua Portuguesa e disciplinas profissionalizantes; relacionar as práticas educativas com a proposta de um currículo integrado no curso de Meio Ambiente a partir da relação entre a disciplina de Língua Portuguesa e as disciplinas profissionalizantes. O produto educacional constitui de um guia didático intitulado "Currículo Integrado: caminhos para a formação integral e politécnica na EPT no ensino médio”, foram apresentados e debatidos os seguintes temas: currículo integrado, interdisciplinaridade, formação humana omnilateral, politecnia, os sentidos da integração curricular por meio das práticas pedagógicas de Língua Portuguesa e a rede federal de ensino profissional. O produto destina-se especialmente aos profissionais da Educação Profissional e Tecnológica e também a todos os profissionais da educação, uma vez que buscou esclarecer o real sentido da integração curricular e da relevância de práticas de letramento integradoras nas disciplinas teóricas e práticas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 22 páginas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica. Ensino Médio. Currículo Integrado. Práticas Educativas. Língua Portuguesa. | pt_BR |
Título: dc.title | Currículo Integrado:caminhos para a formação integral e politécnica na educação profissional e tecnológica no ensino médio. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | imagem | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica. | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Língua Portuguesa | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto educacional Cleonice.pdf | 10,37 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/737297/2/Produto educacional Cleonice.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons