Currículo Integrado:caminhos para a formação integral e politécnica na educação profissional e tecnológica no ensino médio.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal Goianopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRibeiro, Cleonice Borges-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-08-29T00:41:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-08-29T00:41:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-29-
identificador: dc.identifier.otherCurrículo Integrado: caminhos para a formação integral e politécnica na educação profissional e tecnológica no ensino médio.pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/737297-
Resumo: dc.description.abstracto produto educacional aqui apresentado foi idealizado no ano de 2022 e elaborado no ano de 2023, é resultado da pesquisa do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT intitulada “O Instituto Federal Goiano - campus Ceres, a oferta do ensino médio integrado e interfaces com área de Língua Portuguesa” , dissertação esta que tem como objetivo geral analisar como e em que medida ocorre à integração curricular nas práticas educativas na disciplina de Língua Portuguesa com os componentes curriculares relacionados à formação profissional no curso Técnico em Meio Ambiente integrado ao Ensino Médio no IF Goiano campus - Ceres. Os objetivos específicos são: descrever a evolução histórica da rede federal e tecnológica de ensino e sua relação com o currículo integrado; observar se o currículo do Instituto Federal Goiano campus-Ceres contempla os pressupostos do currículo integrado e colabora para sua real efetividade no que concerne as práticas educativas na relação da Língua Portuguesa e disciplinas profissionalizantes; relacionar as práticas educativas com a proposta de um currículo integrado no curso de Meio Ambiente a partir da relação entre a disciplina de Língua Portuguesa e as disciplinas profissionalizantes. O produto educacional constitui de um guia didático intitulado "Currículo Integrado: caminhos para a formação integral e politécnica na EPT no ensino médio”, foram apresentados e debatidos os seguintes temas: currículo integrado, interdisciplinaridade, formação humana omnilateral, politecnia, os sentidos da integração curricular por meio das práticas pedagógicas de Língua Portuguesa e a rede federal de ensino profissional. O produto destina-se especialmente aos profissionais da Educação Profissional e Tecnológica e também a todos os profissionais da educação, uma vez que buscou esclarecer o real sentido da integração curricular e da relevância de práticas de letramento integradoras nas disciplinas teóricas e práticas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent22 páginaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePdFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológica. Ensino Médio. Currículo Integrado. Práticas Educativas. Língua Portuguesa.pt_BR
Título: dc.titleCurrículo Integrado:caminhos para a formação integral e politécnica na educação profissional e tecnológica no ensino médio.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeimagempt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica.pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineLíngua Portuguesapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons