Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Pará (UFPA) | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Lima, Leonardo Gallo Araújo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-08-28T13:03:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-08-28T13:03:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | LeonardoGaloAraujoLima_DissertaçãoFinal | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/737225 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esse projeto, pensado e desenvolvido ao longo do mestrado em rede do ProfHistória, na Universidade Federal do Pará/Campus Universitário de Ananindeua, propõe incluir a discussão ensino-aprendizagem e a prática escolar da pesquisa em História, realizada pelos discentes em sala de aula, sob orientação do professor, como estratégia permanente no Ensino Médio. Esta pesquisa se realizou no Centro de Ensino Professor Antônio Laércio Alves Fernandes dos Reis em Boa Vista do Gurupi, Maranhão, com o objetivo central de estimular a capacidade de pensar historicamente dos educandos, com materiais propostos pela Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) – projeto de extensão, formação e divulgação científica, gestado no Museu Exploratório de Ciências do departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), tendo como coordenadoras as professoras doutoras Cristina Meneguello e Alessandra Pedro. Para tal, utilizamos materiais da 1ª até a 12ª edições, um período que correspondeu as competições de 2009 a 2020 da referida olimpíada, percebendo como a consciência histórica, conforme define Jörn Rüsen, é estimulada através das diversas fontes utilizadas. A intervenção pedagógica desta dissertação, em meio aos problemas causados pela pandemia de coronavírus, foram oficinas de história, cujos temas abordaram a objetificação das mulheres, dos povos indígenas e da população negra ao longo da história do Brasil. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4,05 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistoria, Ensino de História, Olímpiada de História, Consciência Histórica, Ensino Médio. | pt_BR |
Título: dc.title | Olimpíada Nacional em História do Brasil, ensaio metodológico em ensino de história: uma proposta de abordagem pedagógica junto aos alunos do 1o. Ano do C. E. Antônio Laércio Alves Fernandes dos Reis, município de Boa Vista do Gurupi, Maranhão. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
LeonardoGaloAraujoLima_DissertaçãoFinal.pdf | 4,15 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/737225/2/LeonardoGaloAraujoLima_DissertaçãoFinal.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons