Olimpíada Nacional em História do Brasil, ensaio metodológico em ensino de história: uma proposta de abordagem pedagógica junto aos alunos do 1o. Ano do C. E. Antônio Laércio Alves Fernandes dos Reis, município de Boa Vista do Gurupi, Maranhão.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Pará (UFPA)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLima, Leonardo Gallo Araújo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-08-28T13:03:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-08-28T13:03:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otherLeonardoGaloAraujoLima_DissertaçãoFinalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/737225-
Resumo: dc.description.abstractEsse projeto, pensado e desenvolvido ao longo do mestrado em rede do ProfHistória, na Universidade Federal do Pará/Campus Universitário de Ananindeua, propõe incluir a discussão ensino-aprendizagem e a prática escolar da pesquisa em História, realizada pelos discentes em sala de aula, sob orientação do professor, como estratégia permanente no Ensino Médio. Esta pesquisa se realizou no Centro de Ensino Professor Antônio Laércio Alves Fernandes dos Reis em Boa Vista do Gurupi, Maranhão, com o objetivo central de estimular a capacidade de pensar historicamente dos educandos, com materiais propostos pela Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) – projeto de extensão, formação e divulgação científica, gestado no Museu Exploratório de Ciências do departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), tendo como coordenadoras as professoras doutoras Cristina Meneguello e Alessandra Pedro. Para tal, utilizamos materiais da 1ª até a 12ª edições, um período que correspondeu as competições de 2009 a 2020 da referida olimpíada, percebendo como a consciência histórica, conforme define Jörn Rüsen, é estimulada através das diversas fontes utilizadas. A intervenção pedagógica desta dissertação, em meio aos problemas causados pela pandemia de coronavírus, foram oficinas de história, cujos temas abordaram a objetificação das mulheres, dos povos indígenas e da população negra ao longo da história do Brasil.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4,05 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistoria, Ensino de História, Olímpiada de História, Consciência Histórica, Ensino Médio.pt_BR
Título: dc.titleOlimpíada Nacional em História do Brasil, ensaio metodológico em ensino de história: uma proposta de abordagem pedagógica junto aos alunos do 1o. Ano do C. E. Antônio Laércio Alves Fernandes dos Reis, município de Boa Vista do Gurupi, Maranhão.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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