JOGO DIGITAL EDUCACIONAL COMO MATERIAL POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVO AO ENSINO SOBRE VÍRUS E BACTÉRIAS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIFMSpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRodrigues, Viviane Vilanova-
Autor(es): dc.contributor.authorVinholi Júnior, Airton José-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-08-27T03:57:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-08-27T03:57:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-26-
identificador: dc.identifier.othere-book: Tutorialpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/737220-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objetivo desenvolver um jogo como material potencialmente significativo ao ensino sobre vírus e bactérias com estudantes do ensino técnico integrado ao ensino médio do IFMS, Campus Corumbá. A pesquisa, de abordagem qualitativa e do tipo intervenção, foi realizada na perspectiva da Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. Foram investigados os conhecimentos prévios dos estudantes por meio da aplicação de um questionário antes da intervenção. Por meio do questionário, foi realizada análise dos subsunçores, para posterior organização do material de ensino, especialmente com a aplicação do jogo. Após a intervenção, foi aplicado outro questionário, para análise da evolução conceitual dos estudantes sobre o tema. Os resultados evidenciaram várias dificuldades encontradas pelos estudantes sobre os micro-organismos, sendo que a principal referente à morfologia dos vírus e bactérias. Após a aplicação do jogo Vírusbacter, observamos que este influenciou na evolução dos conceitos sobre a biologia de vírus e bactérias.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent37 páginaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeDigitalpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem significativa,pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectVírus e bactériaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMaterial potencialmente significativopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectApp Inventor 2pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de biologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectQuiz gamificadopt_BR
Título: dc.titleJOGO DIGITAL EDUCACIONAL COMO MATERIAL POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVO AO ENSINO SOBRE VÍRUS E BACTÉRIASpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, Campo Grande, Brasil.pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineBiologiapt_BR
Aparece nas coleções:Jogos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons