Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | IFMS | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Rodrigues, Viviane Vilanova | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Vinholi Júnior, Airton José | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-08-27T03:41:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-08-27T03:41:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-26 | - |
identificador: dc.identifier.other | e-book: Tutorial | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/737218 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa teve como objetivo desenvolver um jogo como material potencialmente significativo ao ensino sobre vírus e bactérias com estudantes do ensino técnico integrado ao ensino médio do IFMS, Campus Corumbá. A pesquisa, de abordagem qualitativa e do tipo intervenção, foi realizada na perspectiva da Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. Foram investigados os conhecimentos prévios dos estudantes por meio da aplicação de um questionário antes da intervenção. Por meio do questionário, foi realizada análise dos subsunçores, para posterior organização do material de ensino, especialmente com a aplicação do jogo. Após a intervenção, foi aplicado outro questionário, para análise da evolução conceitual dos estudantes sobre o tema. Os resultados evidenciaram várias dificuldades encontradas pelos estudantes sobre os micro-organismos, sendo que a principal referente à morfologia dos vírus e bactérias. Após a aplicação do jogo Vírusbacter, observamos que este influenciou na evolução dos conceitos sobre a biologia de vírus e bactérias. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 37 páginas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | Digital | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem significativa, | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Vírus e bactérias | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Material potencialmente significativo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | App Inventor 2 | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de biologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Quiz gamificado | pt_BR |
Título: dc.title | JOGO DIGITAL EDUCACIONAL COMO MATERIAL POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVO AO ENSINO SOBRE VÍRUS E BACTÉRIAS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | aplicativo móvel | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Biologia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Jogos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
_EBook_Tutorial .pdf | 46.6 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/737218/2/_EBook_Tutorial .pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons