
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | Riemenschneider, Fabio | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-08-25T14:33:39Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-08-25T14:33:39Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-24 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/737181 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este livro investiga psicanaliticamente o imaginário de estudantes de psicologia sobre o curso de graduação. Justifica-se por lançar luz sobre os motivos pelos quais a profissão é escolhida, fato que, a nosso ver, merece ocupar a atenção dos professores, instituições de ensino, psicólogos e da sociedade. Organiza-se, metodologicamente, segundo procedimentos investigativos que operacionalizam o uso do método psicanalítico a partir da perspectiva da psicologia concreta blegeriana. Trabalhamos com narrativas autobiográficas, publicadas por alunos ingressantes de uma faculdade particular e, após sucessivas exposições a este material, usando o método psicanalítico, ou seja, associação livre e atenção flutuante, permitiram a produção interpretativa dos campos de sentido afetivoemocional: “Busca pela cura” e “Cura pelo conhecimento”. O primeiro define-se pela crença de que o curso de graduação em psicologia pode proporcionar alívio para o sofrimento emocional, enquanto o segundo surge como um detalhamento do anterior, ao firmar-se sobre a crença de que a cura, nesta área, seria obtida por via da aquisição de conhecimento. Esse quadro permite concluir que predomina, entre os participantes, uma experiência de sofrimento, cuja cura seria viabilizada pela formação em curso superior. Cabe a nós, profissionais, formadores e pesquisadores da área da psicologia, conhecendo essa situação, oferecer as melhores condições para que o curso seja bem aproveitado por todos os estudantes. Espero que este livro possa contribuir para isto. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Psicologia | pt_BR |
| Título: dc.title | A cura pelo conhecimento: imaginário de estudantes sobre o curso de psicologia (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: