Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | IFBAIANO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ALMEIDA, RAILAN BRITO DE ALMEIDA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-08-24T12:00:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-08-24T12:00:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-24 | - |
identificador: dc.identifier.other | SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DA VARIABILIDADE CLIMÁTICA E SEUS IMPACTOS NO VALE DO JIQUIRIÇÁ | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/737157 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho buscou construir uma sequência didática (SD), que tratasse das dinâmicas climáticas em sua expressão objetiva da variabilidade climática, articulando os pressupostos teóricos discutidos na climatologia com a realidade local dos discentes. Esta dinâmica do conhecimento acadêmico com a realidade objetiva-se como a principal dificuldade que o docente enfrenta em sua função primordial de efetivar uma verdadeira transposição didática. Nesta perspectiva, este trabalho elaborou um planejamento sequencial didático a ser trabalhado preferencialmente com turmas do segundo ano do Ensino Médio, buscado discutir a realidade do Vale do Jiquiriçá com foco na cidade de Jaguaquara. A SD propõe que se trabalhe com conceitos e temas extremamente atuais, utilizando-se de eventos climáticos que aconteceram na realidade recente do Vale do Jiquiriçá, abordando quais elementos são apontados como causadores dos mesmos, discutindo para além do que é posto como fato concreto pelo senso comum, avaliando o espaço geográfico local, articulando a uma dinâmica climática atual e histórica, contemplando as possíveis contribuições antrópicas nesses eventos. Buscou-se neste trabalho, construir uma (SD) ancorada nas metodologias ativas, como sala de aula invertida, aprendizagem baseada em problemas, ensino baseado em investigação, feiras e mostras científicas, entre outras. Desta forma, vislumbra colocar os alunos no papel de indivíduos protagonistas na construção do conhecimento, aproveitando o potencial enérgico e criativo dos jovens em função do ensino aprendizagem. Para uma maior ancoragem na realidade, buscou-se uma validação por pares da sequência didática, no caso, docentes com efetiva experiencia na realidade objetiva da sala de aula. Os docentes avaliaram positivamente a SD, considerando aspectos relacionados às categorias “A escola e a sequência didática”, “Problematização” e “Elementos de ensino”. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,25MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologias Ativas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Variabilidade Climática | pt_BR |
Título: dc.title | SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DA VARIABILIDADE CLIMÁTICA E SEUS IMPACTOS NO VALE DO JIQUIRIÇÁ | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Licenciatura em Geografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
TCC Versão Final - RAILAN BRITO DE ALMEIDA.pdf | 1.28 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/737157/2/TCC Versão Final - RAILAN BRITO DE ALMEIDA.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons