SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DA VARIABILIDADE CLIMÁTICA E SEUS IMPACTOS NO VALE DO JIQUIRIÇÁ

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIFBAIANOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorALMEIDA, RAILAN BRITO DE ALMEIDA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-08-24T12:00:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-08-24T12:00:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-24-
identificador: dc.identifier.otherSEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DA VARIABILIDADE CLIMÁTICA E SEUS IMPACTOS NO VALE DO JIQUIRIÇÁpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/737157-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho buscou construir uma sequência didática (SD), que tratasse das dinâmicas climáticas em sua expressão objetiva da variabilidade climática, articulando os pressupostos teóricos discutidos na climatologia com a realidade local dos discentes. Esta dinâmica do conhecimento acadêmico com a realidade objetiva-se como a principal dificuldade que o docente enfrenta em sua função primordial de efetivar uma verdadeira transposição didática. Nesta perspectiva, este trabalho elaborou um planejamento sequencial didático a ser trabalhado preferencialmente com turmas do segundo ano do Ensino Médio, buscado discutir a realidade do Vale do Jiquiriçá com foco na cidade de Jaguaquara. A SD propõe que se trabalhe com conceitos e temas extremamente atuais, utilizando-se de eventos climáticos que aconteceram na realidade recente do Vale do Jiquiriçá, abordando quais elementos são apontados como causadores dos mesmos, discutindo para além do que é posto como fato concreto pelo senso comum, avaliando o espaço geográfico local, articulando a uma dinâmica climática atual e histórica, contemplando as possíveis contribuições antrópicas nesses eventos. Buscou-se neste trabalho, construir uma (SD) ancorada nas metodologias ativas, como sala de aula invertida, aprendizagem baseada em problemas, ensino baseado em investigação, feiras e mostras científicas, entre outras. Desta forma, vislumbra colocar os alunos no papel de indivíduos protagonistas na construção do conhecimento, aproveitando o potencial enérgico e criativo dos jovens em função do ensino aprendizagem. Para uma maior ancoragem na realidade, buscou-se uma validação por pares da sequência didática, no caso, docentes com efetiva experiencia na realidade objetiva da sala de aula. Os docentes avaliaram positivamente a SD, considerando aspectos relacionados às categorias “A escola e a sequência didática”, “Problematização” e “Elementos de ensino”.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,25MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEducaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMetodologias Ativaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência Didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectVariabilidade Climáticapt_BR
Título: dc.titleSEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DA VARIABILIDADE CLIMÁTICA E SEUS IMPACTOS NO VALE DO JIQUIRIÇÁpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseLicenciatura em Geografiapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons