
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | OLIVEIRA, AMANDA SILVA DE | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | SPERS, VALÉRIA RUEDA ELIAS | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-08-24T12:31:08Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-08-24T12:31:08Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-23 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/737142 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Although there are formal codes of ethics in several companies, it is observed that they deal with ethical decision-making in general, not contemplating the specificities of the role and performance of the area and HR professionals. In this sense, the objective of this study is to identify and analyze the factors that influence unethical decisions and the main ethical dilemmas faced by HR professionals. This is an exploratory quali-quantitative analysis study, whose sample consisted of 26 HR professionals of both genders. For data collection, an online questionnaire consisting of 14 questions was used, whose collected data were automatically transferred to Microsoft Excel® 2010 and statistical analysis was based on calculations of the absolute and relative frequency index of responses. The essay responses were descriptively analyzed for further construction of causal inferences. Of the professionals interviewed, 21 identified themselves as cisgender women and were between 26 and 35 years old. Most have higher education and develop activities in the Human and Organizational Development subsystem. Eight reported having between 11 and 25 years of experience. Among the organizational factors and those related to the individual, the influence of unethical leadership (61.5%) and ethical immaturity of the actor (57.7%), respectively, were highlighted. Eighteen claimed to have an ethically assertive behavior in the face of unethical events. From the survey of the items considered relevant and the analysis of the ethical dilemmas presented in HR, the important assumptions to be observed in the elaboration of the code of ethics were gathered. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | en | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ethical dilemmas | pt_BR |
| Título: dc.title | CODE OF ETHICS: ELABORATION BASED ON THE ANALYSIS OF ORGANIZATIONAL ETHICAL FACTORS AND DILEMMAS (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: