METODOLOGIAS ATIVAS: reflexões

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Goiáspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLIMA, Adriane Oliveira de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-08-22T18:45:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-08-22T18:45:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-22-
identificador: dc.identifier.otherMETODOLOGIAS ATIVAS: REFLEXÕESpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/737058-
Resumo: dc.description.abstractO site apresentado comoproduto educacional é resultado do desenvolvimento da pesquisa realizada durante o Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do CEPAE/UFG, entre os anos de 2020 a 2023, cujo produto final é a dissertação “Metodologias ativas: reflexões sobre o percurso entre a tradição e a inovação”. A proposta do site, diante das discussões sobre o uso das metodologias ativas na Educação básica, é compartilhar os resultados bibliográficos da pesquisa através do blog, compartilhar atividades que utilizem estratégias das metodologias ativas na disciplina de Língua espanhola e Língua Portuguesa, aplicáveis a turmas de 6º ano a 3ªsérie do Ensino Médio e criar um espaço para professores refletirem sobre o uso dasmetodologias ativas em suas práxis através do fórum. Como apoio teórico temos o situar as metodologias ativas na área da Pedagogia com Libâneo (2013); Bacich, Neto e Trevisani (2015) com as características dessas metodologias, bem como algumas estratégias; Dewey (2011) e Freire (1993 e 1996) que discutem sobre educação e construção de autonomia e Laval (2019), Mordente (2020), Borges (2020) e Silveira (2009) que refletem sobre a posição e desafio de professores diante do uso das metodologias ativas e leitura das forças neoliberais atuantes na Educação Brasileira. Pretendemos, dessa forma, alcançar professores de Educação Básica que tenham como objetivo pensar sobre a própria prática, refletindo e avaliando de maneira questionadora e reflexiva as sugestões didático-pedagógicas direcionadas pelas metodologias ativas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.237 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAutonomiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectNeoliberalismopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectReflexão docentept_BR
Título: dc.titleMETODOLOGIAS ATIVAS: reflexõespt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básicapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons