Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Pará (UFPA) | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Pacheco, Mancio de Assonção Serrão | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-08-22T13:49:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-08-22T13:49:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
identificador: dc.identifier.other | MâncioPacheco_DissertaçãoFinal | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/737037 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A dissertação é resultado dos estudos feitos no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História – Profhistória, Campus Ananindeua/Pará. Procuramos analisar a função docente e sua importância para construção de uma sociedade, seus dilemas, suas complexidades e como essa profissão é impactada pelas mudanças que ocorrem em um mundo de intensas transformações; e como professores e professoras foram exigidos/as a se reinventarem em um curto tempo diante da pandemia do COVID-19, na qual as aulas presenciais foram suspensas e o ensino público adotou um novo formato de aulas, o ensino remoto. Como é ser professor/a de História no município de Breves e como sistema público de ensino se adaptou para ofertar aulas não presenciais em um município com áreas de difícil acesso e com infraestruturas precárias? Também buscamos analisar o ensino de história para alunos e alunas surdos na Escola Estadual de Ensino Médio Professor Gerson Peres, localizada na cidade de Breves, Estado do Pará. A pesquisa de desenvolvimento culminou com uma experiência pedagógica na qual participaram professores/as de história e discentes surdos para a construção de um dicionário de sinais em Libras (Língua Brasileira de Sinais); E por fim ressalta-se que a dinâmica do ensino remoto durante a pandemia do COVID-19 foi muito explorada com o uso de ferramentas digitais, que buscaram reduzir a barreira física entre professores e alunos. No caso da disciplina de História, o/a professor/a precisou lançar mão de meios digitais que atendessem a necessidade dos estudantes surdos, (uso de aplicativos com sinais de verbetes de história em Libras, avatares, tradutores, legendagem, etc.). Sendo assim é importante destacar que os/as Docentes de História buscaram se adequar e dominar tecnologias digitais que os auxiliassem no planejamento de aulas, que incluíssem os discentes com surdez. Faz parte desta dissertação as etapas para criação de "gifs", usando aplicativo e sites, para elaboração de um glossário animado de História, juntamente com uma sequência didática, dando protagonismo escolar aos discentes surdos nas aulas de História. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,94 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistoria; Ensino de História; Pedagogia Visual; Estudantes Surdos; Libras; Tecnologias Digitais. | pt_BR |
Título: dc.title | Ensino de história para surdos: ser docente e uso de tecnologias - Breves/Marajó (PA). | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
MâncioPacheco_DissertaçãoFinal.pdf | 4,04 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/737037/2/MâncioPacheco_DissertaçãoFinal.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons