Ensino de história para surdos: ser docente e uso de tecnologias - Breves/Marajó (PA).

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Pará (UFPA)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPacheco, Mancio de Assonção Serrão-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-08-22T13:49:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-08-22T13:49:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
identificador: dc.identifier.otherMâncioPacheco_DissertaçãoFinalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/737037-
Resumo: dc.description.abstractA dissertação é resultado dos estudos feitos no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História – Profhistória, Campus Ananindeua/Pará. Procuramos analisar a função docente e sua importância para construção de uma sociedade, seus dilemas, suas complexidades e como essa profissão é impactada pelas mudanças que ocorrem em um mundo de intensas transformações; e como professores e professoras foram exigidos/as a se reinventarem em um curto tempo diante da pandemia do COVID-19, na qual as aulas presenciais foram suspensas e o ensino público adotou um novo formato de aulas, o ensino remoto. Como é ser professor/a de História no município de Breves e como sistema público de ensino se adaptou para ofertar aulas não presenciais em um município com áreas de difícil acesso e com infraestruturas precárias? Também buscamos analisar o ensino de história para alunos e alunas surdos na Escola Estadual de Ensino Médio Professor Gerson Peres, localizada na cidade de Breves, Estado do Pará. A pesquisa de desenvolvimento culminou com uma experiência pedagógica na qual participaram professores/as de história e discentes surdos para a construção de um dicionário de sinais em Libras (Língua Brasileira de Sinais); E por fim ressalta-se que a dinâmica do ensino remoto durante a pandemia do COVID-19 foi muito explorada com o uso de ferramentas digitais, que buscaram reduzir a barreira física entre professores e alunos. No caso da disciplina de História, o/a professor/a precisou lançar mão de meios digitais que atendessem a necessidade dos estudantes surdos, (uso de aplicativos com sinais de verbetes de história em Libras, avatares, tradutores, legendagem, etc.). Sendo assim é importante destacar que os/as Docentes de História buscaram se adequar e dominar tecnologias digitais que os auxiliassem no planejamento de aulas, que incluíssem os discentes com surdez. Faz parte desta dissertação as etapas para criação de "gifs", usando aplicativo e sites, para elaboração de um glossário animado de História, juntamente com uma sequência didática, dando protagonismo escolar aos discentes surdos nas aulas de História.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,94 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistoria; Ensino de História; Pedagogia Visual; Estudantes Surdos; Libras; Tecnologias Digitais.pt_BR
Título: dc.titleEnsino de história para surdos: ser docente e uso de tecnologias - Breves/Marajó (PA).pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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