TEMA GERADOR COMO UMA PRÁXIS EDUCATIVA NO CEIER DE VILA PAVÃO - ES: GUIA DE ORIENTAÇÃO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorHELMER, Claudiney-
Autor(es): dc.contributor.authorZEN, Eliesér Toretta-
Autor(es): dc.contributor.authorMORETO, Charles-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-08-21T14:21:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-08-21T14:21:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-20-
identificador: dc.identifier.otherTEMA GERADOR COMO UMA PRÁXIS EDUCATIVA NO CEIER DE VILA PAVÃO - ES: GUIA DE ORIENTAÇÃOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/736966-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo geral analisar a práxis educativa dos educadores do CEIER de Vila Pavão – ES, como elemento fundamental para a formação humana integral dos jovens egressos do Curso Técnico de Agropecuária. Pretende-se investigar se a prática dos educadores do CEIER de Vila Pavão contribui para um processo de formação humana integral dos jovens egressos do Curso Técnico de Agropecuária. Para estudar a categoria formação humana integral, a pesquisa se inspira no materialismo histórico e dialético, por meio do diálogo entre Marx, Gramsci e Freire, como aportes primários. No que tange à educação do campo, esta pesquisa se fundamenta em Molina, Caldart, Jesus e outros autores. Assim, busca-se, no desenvolvimento da investigação, algumas categorias do método do materialismo histórico e dialético, em diálogo com a educação do campo, para analisar o processo de formação humana integral dos egressos do Curso Técnico de Agropecuária através da práxis educativa dos educadores. Em sintonia com o método do materialismo histórico e dialético, a pesquisa teve uma abordagem qualitativa com instrumentos e técnicas de produção de dados, como entrevista, observação e diário de campo de pesquisador. Os resultados alcançados apontam um grande desafio educacional na formação integral na sociedade atual, apesar de todo esforço da equipe escolar. Apresentou também duas fortes concepções, na visão dos egressos, a bancária e a libertação. Na prática dos educadores, encontramos sinais de uma educação problematizadora, pautada no diálogo, no respeito, na solidariedade entre estudantes, professores e gestão escolar como mediadores da formação. A efetivação da pedagogia “Ceieriana”, como apontado na pesquisa, concretiza-se nas atividades práticas desenvolvidas na propriedade, tendo o trabalho como princípio educativo, quando integram as disciplinas do núcleo comum com as disciplinas na base técnica, específica da formação profissional. A pesquisa também apontou que o trabalho desenvolvido pelos estudantes, orientados pelos professores, corroboram com a tendência pedagógica freiriana e a busca de uma educação capaz de transcender o currículo hegemônico.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4,4 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype.pdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectpráxispt_BR
Palavras-chave: dc.subjecteducação do campopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectformação humanapt_BR
Palavras-chave: dc.subjecteducadorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectdiálogopt_BR
Título: dc.titleTEMA GERADOR COMO UMA PRÁXIS EDUCATIVA NO CEIER DE VILA PAVÃO - ES: GUIA DE ORIENTAÇÃOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Humanidadespt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePesquisa de Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons