
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | HELMER, Claudiney | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | ZEN, Eliesér Toretta | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | MORETO, Charles | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-08-21T14:21:49Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-08-21T14:21:49Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-20 | - |
| identificador: dc.identifier.other | TEMA GERADOR COMO UMA PRÁXIS EDUCATIVA NO CEIER DE VILA PAVÃO - ES: GUIA DE ORIENTAÇÃO | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/736966 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo geral analisar a práxis educativa dos educadores do CEIER de Vila Pavão – ES, como elemento fundamental para a formação humana integral dos jovens egressos do Curso Técnico de Agropecuária. Pretende-se investigar se a prática dos educadores do CEIER de Vila Pavão contribui para um processo de formação humana integral dos jovens egressos do Curso Técnico de Agropecuária. Para estudar a categoria formação humana integral, a pesquisa se inspira no materialismo histórico e dialético, por meio do diálogo entre Marx, Gramsci e Freire, como aportes primários. No que tange à educação do campo, esta pesquisa se fundamenta em Molina, Caldart, Jesus e outros autores. Assim, busca-se, no desenvolvimento da investigação, algumas categorias do método do materialismo histórico e dialético, em diálogo com a educação do campo, para analisar o processo de formação humana integral dos egressos do Curso Técnico de Agropecuária através da práxis educativa dos educadores. Em sintonia com o método do materialismo histórico e dialético, a pesquisa teve uma abordagem qualitativa com instrumentos e técnicas de produção de dados, como entrevista, observação e diário de campo de pesquisador. Os resultados alcançados apontam um grande desafio educacional na formação integral na sociedade atual, apesar de todo esforço da equipe escolar. Apresentou também duas fortes concepções, na visão dos egressos, a bancária e a libertação. Na prática dos educadores, encontramos sinais de uma educação problematizadora, pautada no diálogo, no respeito, na solidariedade entre estudantes, professores e gestão escolar como mediadores da formação. A efetivação da pedagogia “Ceieriana”, como apontado na pesquisa, concretiza-se nas atividades práticas desenvolvidas na propriedade, tendo o trabalho como princípio educativo, quando integram as disciplinas do núcleo comum com as disciplinas na base técnica, específica da formação profissional. A pesquisa também apontou que o trabalho desenvolvido pelos estudantes, orientados pelos professores, corroboram com a tendência pedagógica freiriana e a busca de uma educação capaz de transcender o currículo hegemônico. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 4,4 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | práxis | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | educação do campo | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | formação humana | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | educadores | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | diálogo | pt_BR |
| Título: dc.title | TEMA GERADOR COMO UMA PRÁXIS EDUCATIVA NO CEIER DE VILA PAVÃO - ES: GUIA DE ORIENTAÇÃO | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de Humanidades | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Pesquisa de Mestrado | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons