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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor.author | Orlandini, Priscila | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Costa, Steve de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Sebastiani, Renata | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-08-21T11:59:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-08-21T11:59:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-17 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/736940 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A escolha do Ensino de Botânica como tema para este guia permeou uma percepção iminente da necessidade do desenvolvimento de materiais didáticos para esta etapa primordial de aprendizagem, que é o Ensino Fundamental. Ao optarmos por construir um guia de atividades práticas voltadas especificamente para professores do Ensino Fundamental, as influências das experiências presenciadas durante a nossa vivência em algumas escolas públicas municipais e estaduais nos municípios de Araras, no estado de São Paulo foram muito importantes. É perceptível a dificuldade que muitos professores apresentam na elaboração de atividades de Botânica que consigam ir além das exposições exclusivamente de conteúdo e que privilegiem fortemente a memorização de conceitos. Parte da vivência nas escolas foi desenvolvida através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. Este programa tem como um dos seus principais objetivos a elevação da qualidade da formação dos professores que atuarão no Ensino Básico. Durante a participação neste programa foram realizadas diversas atividades com estudantes de escolas públicas municipais e, nestas atividades propostas, também foi notada uma maior necessidade de aprofundamento nos conceitos de Botânica e Meio Ambiente. À parte a essas particularidades, espera-se, com este guia, facilitar o trabalho dos professores do Ensino Fundamental e estimulá-los a tornarem-se facilitadores no processo de aprendizagem destes conteúdos pelos estudantes. Assim, este trabalho poderá cativá-los cada vez mais para a importância da Botânica no dia a dia de cada pessoa, e não exclusivamente na elaboração de uma avaliação, que muitas vezes é tida como um “teste de memória” por grande parte dos estudantes. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Botânica | pt_BR |
Título: dc.title | Guia de atividades práticas de botânica para o ensino fundamental II (Atena Editora) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
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