Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Viçosa | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Coutinho, Marluce Lopes | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Carneiro, Vânia Maria Teixeira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-08-17T17:28:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-08-17T17:28:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-04-14 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto educacional | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/736768 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A cada dia aumenta a percepção sobre a necessidade de atualização do sistema de ensino. Novas técnicas precisam ser inseridas para despertar o interesse do aluno nessa Era em que a tecnologia se sobressai. A Química não é uma matéria bem recebida pela maioria dos estudantes do Ensino Médio. Muitos deles têm imensa dificuldade para processar a informação repassada pelo professor e relacionar o conhecimento com o cotidiano. Essa disciplina é vista muitas vezes como um amontoado de fórmulas, regras e contas matemáticas, fazendo com que a grande maioria dos estudantes considere suas aulas desinteressantes, maçantes e cheias de “decorebas”. Com isso, cabe aos profissionais da educação em Química o imenso desafio de mudar esse cenário. Assim, eles são compelidos a estudar novas técnicas para despertar nos alunos a curiosidade e a capacidade de correlacionar o conhecimento e sua aplicação no dia a dia da sociedade. Com a evolução dos dispositivos móveis, o grande número de funções que eles oferecem e a facilidade de acesso, os profissionais da educação têm buscado englobar o uso destes aparelhos em suas metodologias de ensino, a fim de tornar suas aulas mais dinâmicas e próximas à realidade dos alunos. Dentro deste contexto, este trabalho teve como objetivo a criação de um aplicativo na forma de um jogo de perguntas e respostas, denominado “Orgânica QUIZ”, para dispositivos móveis. O aplicativo foi desenvolvido empregando a plataforma de desenvolvimento Unity e poderá ser uma nova ferramenta para auxiliar o processo de ensino aprendizagem da Química Orgânica, visando tornar esse processo mais prazeroso, desafiador e alinhado aos interesses dos alunos do século XXI, totalmente ligados às tecnologias. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 126 paginas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Jogo didático. Nomenclatura orgânica. Funções orgânicas. Apps. Dispositivos móveis. | pt_BR |
Título: dc.title | Testando conhecimentos da química orgânica através de um jogo de quiz. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | jogo | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | QUI 899 - Pesquisa | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Jogos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação Marluce Lopes Coutinho.pdf | 5,24 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/736768/2/Dissertação Marluce Lopes Coutinho.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons