Proposta de uma sequência didática sobre termoquímica a partir das percepções de professores da educação de jovens e adultos.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Viçosapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorJunior, João Martins de Souza-
Autor(es): dc.contributor.authorMaia, Poliana Flávia-
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Vinicius Catão de Asis-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-08-17T17:17:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-08-17T17:17:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-15-
identificador: dc.identifier.otherProduto educacionalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/736767-
Resumo: dc.description.abstractA Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394, de 1996) assegurou o caráter reparador e igualitário da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Apesar dos avanços das últimas décadas, incentivados pelo trabalho de pesquisadores da área de educação e pela ampliação da oferta dos cursos superiores de Licenciatura e da Pós-graduação, o que veio contribuir com a melhoria na formação de novos professores, são necessários investimentos que busquem ampliar a qualidade do ensino na EJA. A proposta deste trabalho é pesquisar as metodologias de ensino relacionadas ao conteúdo de Termoquímica e os materiais didáticos e paradidáticos utilizados pelos professores da EJA para avaliar como são ministradas as aulas de Química deste conteúdo. Para tanto, será realizada uma entrevista com cinco professores de Química da rede Estadual de Educação em Minas Gerais que desenvolvem seus trabalhos com alunos da EJA. Os resultados apurados nestas entrevistas subsidiaram a produção de uma sequência didática interativa a ser empregada como material paradidático nas aulas de Termoquímica. A pesquisa teve caráter qualitativo e investigativo e os dados foram apurados a partir das transcrições e categorização de entrevistas conduzidas com cinco professores com experiência na EJA. Entre os principais resultados obtidos, destacam-se: a abordagem contextualizada dos conceitos químicos; o uso de explicações mais teóricas em detrimento a abordagens matemáticas; a simplificação dos conceitos e o uso de exemplos associados ao cotidiano dos estudantes. O material didático considerou as especificidades do ensino de Química na EJA, em acordo com a pesquisa realizada, com uso de textos contextualizados com a realidade dos estudantes e que contribua para a promoção de conhecimentos úteis à vivência desses.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent11 paginaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEJA. Termoquímica. Sequência didática.pt_BR
Título: dc.titleProposta de uma sequência didática sobre termoquímica a partir das percepções de professores da educação de jovens e adultos.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeferramentaspt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Química em Rede Nacionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineQUI 899 - Pesquisapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Ferramentas


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons