Desenvolvimento de aulas experimentais motivadoras e orientações para elaboração de Feira de Ciências.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Viçosapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Daniel Rufino Araujo Andrade dos-
Autor(es): dc.contributor.authorBellato, Carlos Roberto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-08-17T14:15:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-08-17T14:15:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-04-23-
identificador: dc.identifier.otherProduto educacionalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/736763-
Resumo: dc.description.abstractDiante da importância da linguagem científica no contexto escolar e principalmente nas áreas de ciências da natureza, muitas escolas utilizam-se das Feiras de Ciências a fim de auxiliar no processo de aprendizagem e de uma formação da identidade científica no âmbito da educação básica do país. Neste âmbito o presente trabalho tem como objetivo a elaboração de documento norteador de práticas didáticas que otimize as atividades desenvolvidas nas Feiras de Ciências, além da sua organização através de formulários padrões propondo caminhos para a diminuição de gastos de materiais e equipamentos necessários em sua execução. Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório, adotando-se de uma abordagem mista (qualitativa/quantitativa). Através do presente estudo pode-se concluir que as aulas práticas são essenciais para o processo de ensino aprendizagem do aluno, e esta quando inserida de maneira adequada nas disciplinas de ciências da natureza contribui significativamente com o aprendizado dos alunos. Todo percurso metodológico possibilitou também a elaboração e orientações que será utilizada pelos professores de ciências da natureza, nos próximos anos para a elaboração da Feira de Ciências. A sequência didática apresenta caráter investigativo que associado a estratégias pedagógicas auxiliaram os alunos no desenvolvimento de experimentos. A mesma também possibilita com que o aluno assume seu papel de protagonista.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent71 paginaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectAulas experimentais. Feira de ciências. Ensino de química.pt_BR
Título: dc.titleDesenvolvimento de aulas experimentais motivadoras e orientações para elaboração de Feira de Ciências.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeferramentaspt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Química em Rede Nacionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineQUI 899 - Pesquisapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Ferramentas


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons