Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Viçosa | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Daniel Rufino Araujo Andrade dos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Bellato, Carlos Roberto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-08-17T14:15:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-08-17T14:15:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-04-23 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto educacional | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/736763 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Diante da importância da linguagem científica no contexto escolar e principalmente nas áreas de ciências da natureza, muitas escolas utilizam-se das Feiras de Ciências a fim de auxiliar no processo de aprendizagem e de uma formação da identidade científica no âmbito da educação básica do país. Neste âmbito o presente trabalho tem como objetivo a elaboração de documento norteador de práticas didáticas que otimize as atividades desenvolvidas nas Feiras de Ciências, além da sua organização através de formulários padrões propondo caminhos para a diminuição de gastos de materiais e equipamentos necessários em sua execução. Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório, adotando-se de uma abordagem mista (qualitativa/quantitativa). Através do presente estudo pode-se concluir que as aulas práticas são essenciais para o processo de ensino aprendizagem do aluno, e esta quando inserida de maneira adequada nas disciplinas de ciências da natureza contribui significativamente com o aprendizado dos alunos. Todo percurso metodológico possibilitou também a elaboração e orientações que será utilizada pelos professores de ciências da natureza, nos próximos anos para a elaboração da Feira de Ciências. A sequência didática apresenta caráter investigativo que associado a estratégias pedagógicas auxiliaram os alunos no desenvolvimento de experimentos. A mesma também possibilita com que o aluno assume seu papel de protagonista. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 71 paginas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Aulas experimentais. Feira de ciências. Ensino de química. | pt_BR |
Título: dc.title | Desenvolvimento de aulas experimentais motivadoras e orientações para elaboração de Feira de Ciências. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | ferramentas | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | QUI 899 - Pesquisa | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ferramentas |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação Daniel Rufino Araujo Andrade dos Santos.pdf | 1,07 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/736763/2/Dissertação Daniel Rufino Araujo Andrade dos Santos.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons