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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Santa Catarina | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Andrades, Adriana Cristiana de Oliveira de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-08-17T15:01:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-08-17T15:01:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | MEMÓRIA GUSTATIVA DE JOVENS ESTUDANTES: POSSIBILIDADES DE ENSINO E APRENDIZAGEM HISTÓRICA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/736746 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho foi investigar a Memória Gustativa de jovens estudantes do oitavo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública e de uma escola privada da cidade de Brusque, por meio da escrita de narrativas mobilizadoras de possíveis processos de ensino aprendizagem histórica. Nesta relação entre Memória Gustativa, ensino e aprendizagem histórica resumidas nas melhores lembranças de comidas, nas histórias sobre comidas, na mobilização da escrita de narrativas por parte dos jovens estudantes, esta pesquisa procurou se circunscrever no campo da Educação Histórica. Na perspectiva do orientador e da orientação, Consciência Histórica é a competência narrativa de interpretação e orientação das experiências humanas no tempo e espaço. A Consciência Histórica articula e sintetiza a experiência do passado, a interpretação do presente e a orientação do futuro. Este trabalho procurou justificar-se pelo esforço de continuidade a uma nova e instigante linha de pesquisa sobre os usos da Memória Gustativa no ensino e aprendizagem histórica. A pesquisa pretende contribuir apresentando um novo sujeito, o estudante do oitavo ano do Ensino Fundamental, pois trata-se de jovens adolescentes com média de idade de 14 anos, portanto fase da vida recorrentemente associada às Memórias Gustativas juntamente com uma infância recente. Este trabalho pretende dar um primeiro tímido e modesto passo em direção à próxima etapa de apenas sinalizar “perspectivas metodológicas de ensino e princípios epistemológicos de aprendizagem” que apontem possibilidades de relacionar Memória Gustativa, ensino e aprendizagem histórica. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Profhistória. Memória Gustativa, ensino, aprendizagem, Consciência Histórica, Educação Histórica. | pt_BR |
Título: dc.title | MEMÓRIA GUSTATIVA DE JOVENS ESTUDANTES: POSSIBILIDADES DE ENSINO E APRENDIZAGEM HISTÓRICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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ADRIANACRISTINADEOLIVEIRADEANDRADESPROFHISTÓRIAUFSC.pdf | 1,36 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/736746/2/ADRIANACRISTINADEOLIVEIRADEANDRADESPROFHISTÓRIAUFSC.pdfDownload |
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