MEMÓRIA GUSTATIVA DE JOVENS ESTUDANTES: POSSIBILIDADES DE ENSINO E APRENDIZAGEM HISTÓRICA

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Santa Catarinapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAndrades, Adriana Cristiana de Oliveira de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-08-17T15:01:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-08-17T15:01:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otherMEMÓRIA GUSTATIVA DE JOVENS ESTUDANTES: POSSIBILIDADES DE ENSINO E APRENDIZAGEM HISTÓRICApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/736746-
Resumo: dc.description.abstractO objetivo deste trabalho foi investigar a Memória Gustativa de jovens estudantes do oitavo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública e de uma escola privada da cidade de Brusque, por meio da escrita de narrativas mobilizadoras de possíveis processos de ensino aprendizagem histórica. Nesta relação entre Memória Gustativa, ensino e aprendizagem histórica resumidas nas melhores lembranças de comidas, nas histórias sobre comidas, na mobilização da escrita de narrativas por parte dos jovens estudantes, esta pesquisa procurou se circunscrever no campo da Educação Histórica. Na perspectiva do orientador e da orientação, Consciência Histórica é a competência narrativa de interpretação e orientação das experiências humanas no tempo e espaço. A Consciência Histórica articula e sintetiza a experiência do passado, a interpretação do presente e a orientação do futuro. Este trabalho procurou justificar-se pelo esforço de continuidade a uma nova e instigante linha de pesquisa sobre os usos da Memória Gustativa no ensino e aprendizagem histórica. A pesquisa pretende contribuir apresentando um novo sujeito, o estudante do oitavo ano do Ensino Fundamental, pois trata-se de jovens adolescentes com média de idade de 14 anos, portanto fase da vida recorrentemente associada às Memórias Gustativas juntamente com uma infância recente. Este trabalho pretende dar um primeiro tímido e modesto passo em direção à próxima etapa de apenas sinalizar “perspectivas metodológicas de ensino e princípios epistemológicos de aprendizagem” que apontem possibilidades de relacionar Memória Gustativa, ensino e aprendizagem histórica.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfhistória. Memória Gustativa, ensino, aprendizagem, Consciência Histórica, Educação Histórica.pt_BR
Título: dc.titleMEMÓRIA GUSTATIVA DE JOVENS ESTUDANTES: POSSIBILIDADES DE ENSINO E APRENDIZAGEM HISTÓRICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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