Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Viçosa | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silveira, Cláudio de Carvalho | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Carneiro, Vânia Maria Teixeira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-08-17T14:08:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-08-17T14:08:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-10 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto educacional | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/736741 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho consiste em uma proposta didático-pedagógica voltada ao lúdico em sala de aula, com o objetivo de contribuir para a aprendizagem e o aprimoramento dos conceitos de modelos de ligação química. A atividade aqui apresentada, denominada Tabuleiro das Ligações Químicas, difere das demais descritas na literatura porque foi elaborada a partir de uma análise crítica e reflexiva dos jogos já publicados sobre o tema e que utilizam cartas e tabuleiro no seu desenvolvimento. Preconizou-se uma diferenciação dos jogos avaliados em relação a uma temática mais abrangente sobre o conteúdo de modelos de ligações químicas. As questões foram preparadas contemplando os modelos iônicos, covalentes e metálicos, trazendo os conceitos básicos, elaboração de fórmulas e contextualizando com os fenômenos naturais. O que não foi evidenciado na maioria dos jogos estudados, que privilegiam um tipo de ligação somente, e a maioria é voltada à temática de construção de fórmulas. A presente proposta preocupou-se também em trazer para o ambiente da sala de aula o prazer da competitividade de um jogo, aliada ao cooperativismo dos discentes. O uso da tabela periódica como tabuleiro procura auxiliar os alunos na familiarização com os símbolos dos elementos químicos. A ideia central do jogo é fazer com que os participantes caminhem por esse tabuleiro utilizando um pino, e esse movimento é realizado por um conjunto de 34 cartas do tipo pergunta e resposta, a partir das quais os acertos promovem o estudante a números atômicos maiores. O vencedor deverá estar ocupando o maior número atômico possível, ao término da partida. Neste projeto, o lúdico e o acadêmico caminharam juntos na construção e entendimento de um tópico tão importante no estudo da química. O objetivo principal deste material é um retorno aos jogos de um passado não tão longínquo, onde os participantes se reúnem em torno de um tabuleiro para se divertirem, competirem e aprenderem conceitos relacionados a “Ligações Químicas”, explorando a capacidade de construção do conhecimento individual e coletivo. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 63 paginas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Jogo didático. Ensino de Química. Tabela Periódica. | pt_BR |
Título: dc.title | LIGAÇÕES QUÍMICAS: UMA ATIVIDADE LÚDICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | jogo | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | QUI 899 - Pesquisa | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Jogos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação Cláudio de Carvalho Silveira.pdf | 1.8 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/736741/2/Dissertação Cláudio de Carvalho Silveira.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons