PRÁTICA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E O CONTEXTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA – UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Acrept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPaula, Roberto Adonias-
Autor(es): dc.contributor.authorPires, Pierre André Garcia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-08-16T21:59:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-08-16T21:59:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-16-
identificador: dc.identifier.otherPRÁTICA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E O CONTEXTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA – UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/736730-
Resumo: dc.description.abstractCaro(a) professor(a), esse produto educacional faz parte da dissertação de mestrado apresentado ao Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciência e Matemática – MPECIM. A pesquisa foi realizada com professores de Ciências do Ensino Fundamental II, relacionada a Educação Ambiental no contexto das escolas de Ensino Fundamental II de Humaitá – AM. O produto educacional foi elaborado e aplicado uma intervenção a partir de uma sequência didática em forma de uma oficina pedagógica, compreendendo os três momentos pedagógicos. Essa intervenção foi aplicada em duas Escolas Públicas de Humaitá-AM, sendo uma urbana e a outra rural, a opção por essas escolas foi a partir das entrevistas e o interesse dos professores em participar e aplicar as oficinas pedagógicas junto aos alunos. O produto educacional tem o intuito de contribuir com à formação de professores que atuam em diferentes modalidades para a prática da educação Ambiental (EA). Para tanto, foi elaborada uma sequência didática que abordam questões voltadas para a educação ambiental, especificamente a partir da temática das queimadas. Inicialmente foi passado para turma um documentário sobre as “Queimadas no Brasil” e suas consequências, como forma de problematização inicial. Em seguida foi realizada a organização conhecimento a partir do conteúdo temperatura, calor e equilíbrio térmico relacionado com as questões voltadas para as queimadas: aumenta temperatura do planeta, saúde humana, equilíbrio ecológico entre outros. Em um terceiro momento foi realizado a aplicação do conhecimento, na qual os alunos confeccionaram cartazes sobre a problemática das queimadas na região Sul do Amazonas, no Brasil e suas consequências ambientais para o planeta. Os cartazes foram socializados inicialmente para os professores das turmas e em seguida ficaram em exposição para todo o público escolar. Ao final da pesquisa foi disponibilizado um exemplar do produto educacional para as escolas que participaram das oficinas e para a Secretaria Municipal de Educação. Portanto, espera-se que o Produto Educacional possa servir de inspiração para novos achados em relação ao campo da Educação Ambiental, como forma de contribuição para reflexões críticas dos professores e alunos sobre as problemáticas que envolvem as questões sobre o meio ambiente, podendo ser utilizadas para outras temáticas presentes no cotidiano. Nesse sentido, a presente atividade não tem a intenção de abordar todas as questões que envolvem a temática das queimadas relacionada ao ensino de Ciências, bem como, outras disciplinas, mas a abordagem e os objetivos podem ser ajustados de acordo com o contexto social e assim, demonstrando um recurso didático para ser trabalhado na sala de aula, em uma perspectiva crítica e emancipadora.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeTextopt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectdiálogopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectsaberes popularespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectsaberes escolarespt_BR
Palavras-chave: dc.subjecteducação ambientalpt_BR
Título: dc.titlePRÁTICA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E O CONTEXTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA – UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinedurante a elaboração da dissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons