Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Acre | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Paula, Roberto Adonias | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Pires, Pierre André Garcia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-08-16T21:59:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-08-16T21:59:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-16 | - |
identificador: dc.identifier.other | PRÁTICA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E O CONTEXTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA – UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/736730 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Caro(a) professor(a), esse produto educacional faz parte da dissertação de mestrado apresentado ao Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciência e Matemática – MPECIM. A pesquisa foi realizada com professores de Ciências do Ensino Fundamental II, relacionada a Educação Ambiental no contexto das escolas de Ensino Fundamental II de Humaitá – AM. O produto educacional foi elaborado e aplicado uma intervenção a partir de uma sequência didática em forma de uma oficina pedagógica, compreendendo os três momentos pedagógicos. Essa intervenção foi aplicada em duas Escolas Públicas de Humaitá-AM, sendo uma urbana e a outra rural, a opção por essas escolas foi a partir das entrevistas e o interesse dos professores em participar e aplicar as oficinas pedagógicas junto aos alunos. O produto educacional tem o intuito de contribuir com à formação de professores que atuam em diferentes modalidades para a prática da educação Ambiental (EA). Para tanto, foi elaborada uma sequência didática que abordam questões voltadas para a educação ambiental, especificamente a partir da temática das queimadas. Inicialmente foi passado para turma um documentário sobre as “Queimadas no Brasil” e suas consequências, como forma de problematização inicial. Em seguida foi realizada a organização conhecimento a partir do conteúdo temperatura, calor e equilíbrio térmico relacionado com as questões voltadas para as queimadas: aumenta temperatura do planeta, saúde humana, equilíbrio ecológico entre outros. Em um terceiro momento foi realizado a aplicação do conhecimento, na qual os alunos confeccionaram cartazes sobre a problemática das queimadas na região Sul do Amazonas, no Brasil e suas consequências ambientais para o planeta. Os cartazes foram socializados inicialmente para os professores das turmas e em seguida ficaram em exposição para todo o público escolar. Ao final da pesquisa foi disponibilizado um exemplar do produto educacional para as escolas que participaram das oficinas e para a Secretaria Municipal de Educação. Portanto, espera-se que o Produto Educacional possa servir de inspiração para novos achados em relação ao campo da Educação Ambiental, como forma de contribuição para reflexões críticas dos professores e alunos sobre as problemáticas que envolvem as questões sobre o meio ambiente, podendo ser utilizadas para outras temáticas presentes no cotidiano. Nesse sentido, a presente atividade não tem a intenção de abordar todas as questões que envolvem a temática das queimadas relacionada ao ensino de Ciências, bem como, outras disciplinas, mas a abordagem e os objetivos podem ser ajustados de acordo com o contexto social e assim, demonstrando um recurso didático para ser trabalhado na sala de aula, em uma perspectiva crítica e emancipadora. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | Texto | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | diálogo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | saberes populares | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | saberes escolares | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | educação ambiental | pt_BR |
Título: dc.title | PRÁTICA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E O CONTEXTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA – UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | durante a elaboração da dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
produto educacional Adonias.pdf | 556,63 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/736730/2/produto educacional Adonias.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons