Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Klena Sarges Marrvaz da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Lima, Monique Ribeiro de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-08-16T16:19:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-08-16T16:19:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-10 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/736717 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Ética. Respeito. Bem-estar. Humanidade. Perícia. Progresso. Se eu tivesse que escolher algumas palavras-chave para este livro, com certeza estas estariam entre elas e, creio eu, em conjunto representam simbolicamente o conteúdo que é nele apresentado. Uma boa parte da evolução do conhecimento ao longo dos séculos se deve à experimentação com animais, utilizados como modelos para estudos de anatomia, fisiologia e patologia, entre outras disciplinas. Esse próprio conhecimento, intrinsecamente, fez-nos evoluir de uma premissa que tais animais seriam, por exemplo, incapazes de sentir dor, para uma percepção mais humana de que estes, assim como nós, possuem senciência, ou seja, através dos sentidos, sentem, entendem e percebem o que está ao seu redor e as intervenções que lhes são impostas. Esta questão vem, já há algum tempo, provocando intenso debate no meio acadêmico e na sociedade, dada a alta probabilidade de produção de danos significativos nos animais sob experimentação. Nesse contexto, em 1954, a Federação das Universidades para o Bem-Estar Animal dos Estados Unidos decidiu patrocinar uma pesquisa sistemática sobre o progresso da técnica humana em laboratório, a qual culminou, anos mais tarde (1959), na publicação do livro: The Principles of Human Experimental Technique, pelos cientistas Willian M. S Russel e Rex L. Burch. Nessa obra, os autores introduzem o Princípio dos 3Rs, relativos à substituição (Replacement), à redução (Reduction) e ao refinamento (Refinement) na experimentação animal, bem atuais e em desenvolvimento nos dias de hoje. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | en | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Roedores em cativeiro | pt_BR |
Título: dc.title | Guia de finalização humanitária aplicada a roedores utilizados em pesquisas (Atena Editora) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: