POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA POR EMISSÃO DE PARTÍCULAS SEDIMENTÁVEIS NA ÁREA URBANA DE IPATINGA (MG): EM FOCO A PROPOSIÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA CONTEXTUALIZADA E INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DE QUÍMICA.

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Viçosapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Jorge Luiz dos-
Autor(es): dc.contributor.authorPereira, Alexandre Fontes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-08-16T13:44:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-08-16T13:44:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-08-
identificador: dc.identifier.otherProduto educacionalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/736677-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa descreve a construção de uma proposta de uma Sequência Didática (SD) a ser aplicada a estudantes da 2a Série do Ensino Médio, com o foco no conteúdo Soluções. Esta proposta de ensino se baseou nos conhecimentos químicos relacionados à Solução, articulados à contextualização social da poluição atmosférica, em termos de partículas sementáveis. O trabalho foi desenvolvido em Ipatinga, um município de perfil econômico industrial, localizado na Região Metropolitana do Vale do Aço, a leste do Estado de Minas Gerais. A pesquisa contou com a participação de três escolas da região. Todo o trabalho envolveu a execução de cinco objetivos específicos. Inicialmente, foi executada a determinação da taxa de poeira sedimentável total em três pontos da região urbana da cidade de Ipatinga, seguindo os procedimentos metodológicos da ABNT NBR 12065 de 1991. Foram doze períodos de ensaios completos (30 ±2 dias) com início em 21 de julho de 2020 e fim em 26 de julho de 2021. A pesquisa considerou os padrões de qualidade do ar segundo a DN COPAM n° 01/1981, que define para áreas residenciais e comerciais (5g/m2 /mês). Ficou evidenciado que a área mais urbanizada de Ipatinga sofre com a poluição atmosférica, em termos de partículas sedimentáveis, ficando conclusivo que o problema se intensifica em períodos de menor precipitação pluviométrica, baixas temperaturas e calmaria dos ventos. Num segundo momento da pesquisa, foi realizada um inventário de fontes fixas de emissão de poluentes atmosféricos nas proximidades das áreas dos três pontos de coleta selecionados, desta forma pode- se ter noção de onde era gerada a poluição. Em uma terceira etapa foi realizado um estudo estatístico sobre os dados de monitoramento da qualidade do ar de Ipatinga- MG, foram analisados os dados fornecidos pela FEAM da estação automática de monitoramento de qualidade do ar do bairro Cariru, Ipatinga-MG, ano 2019. Com uso das ferramentas do software Excel, fez-se análise das médias aritméticas mensais dos dados válidos e pode ser observado que os poluentes: PTS, PM10 e PM2,5, SO2, CO, O3 e NO2 tendem a aumentar em períodos de menor precipitação pluviométrica, de baixas temperaturas e de calmaria dos ventos. O quarto objetivo da pesquisa consistiu em aferir da percepção de alunos do 2o ano sobre vários aspectos da vida cotidiana, as discussões se deram a partir de fontes primárias com base em variáveis relativas ao perfil dos participantes, de seu “habitat”, dos aspectos da qualidade de vida, conhecimentos e relacionamento com sua escola e com a cidade de Ipatinga-MG. Por fim, foi concebida a proposta de Sequência Didática (SD) elaborada para auxiliar o ensino de Química. Por motivos diversos, principalmente, a pandemia COVID-19, a SD não foi aplicada. Todavia, em sua construção foram consideradas as características que envolve este tipo de material pedagógico. Assim sendo, a expectativa é que possa ser um material útil para professores no ensino de Química, em especial, Soluções.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent60 paginaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectPoluição atmosférica. Partículas sedimentáveis. Sequência didática. Ensino de Química.pt_BR
Título: dc.titlePOLUIÇÃO ATMOSFÉRICA POR EMISSÃO DE PARTÍCULAS SEDIMENTÁVEIS NA ÁREA URBANA DE IPATINGA (MG): EM FOCO A PROPOSIÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA CONTEXTUALIZADA E INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DE QUÍMICA.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeferramentaspt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Química em Rede Nacionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineQUI 899 - Pesquisapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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