Determinação do pH de café usando metodologias alternativas e smartphone no ensino de Química.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Viçosapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Lucas Araújo de-
Autor(es): dc.contributor.authorDemuner, Antônio Jacinto-
Autor(es): dc.contributor.authorBlank, Daiane Einhardt-
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Marcelo Henrique dos-
Autor(es): dc.contributor.authorFidêncio, Paulo Henrique-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-08-15T14:02:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-08-15T14:02:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-05-
identificador: dc.identifier.otherProduto educacionalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/736560-
Resumo: dc.description.abstractCaro professor, este produto educacional foi pensado no sentido de tornar os conceitos aqui apresentados mais acessíveis ao aluno, haja vista, que normalmente se vê em sua maioria, uma grande dificuldade em disciplinas ditas exatas. Acreditamos que este Manual Didático irá favorecer o aprendizado, visto que pode levar o aluno a fazer comparações entre o seu cotidiano e o conteúdo estudado em sala de aula, além de tornar as aulas mais atrativas, cria no aluno um sentido de busca experimental. Sabemos que a falta de uma infraestrutura adequada, ausência na maioria das escolas de laboratórios, inviabiliza bastante todo um aprendizado efetivo. Pensando nisso, é que este Manual foi construído como uma alternativa para que o professor possa lançar mão como recurso. A partir do conteúdo sobre ácidos e bases contido no Manual, o professor poderá levar o aluno a estabelecer uma relação entre os conceitos teóricos e sua realidade. A medição de pH em diversas amostras de extratos de café. Os destaques deste Manual são o uso do aplicativo de celular com pHmetro e o pHmetro portátil. Desta maneira foi desenvolvido um kit de análise experimental composto por: extrato de café, uma mini escala de pH para comparação no momento da análise. As atividades são norteadas por uma sequência didática, que é um método de proporcionar, de maneira bem organizada, uma aprendizagem mais efetiva ao aluno. Almejamos professor (a), que este Manual Didático possa ser agregado a sua prática de ensino e suas aulas sejam ainda melhores.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent13 paginaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectpH; café; smartphone; pHmetro portátil; pH testing; aula experimental; ensino de química.pt_BR
Título: dc.titleDeterminação do pH de café usando metodologias alternativas e smartphone no ensino de Química.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeaplicativo móvelpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Química em Rede Nacionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineQUI 899 - Pesquisapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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