CONTEXTUALIZAÇÃO ABORDANDO A CHUVA ÁCIDA NO ENSINO DE QUÍMICA POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Viçosapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Fábio Domingos da-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Deusanilde de Jesus-
Autor(es): dc.contributor.authorMaia, Poliana Flávia-
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Vinicius Catão de Assis-
Autor(es): dc.contributor.authorBrasileiro, Lilian Borges-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-08-15T13:53:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-08-15T13:53:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-04-
identificador: dc.identifier.otherProduto educacionalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/736559-
Resumo: dc.description.abstractEsta proposta didática resulta de uma pesquisa desenvolvida no trabalho de Dissertação apresentado à Universidade Federal de Viçosa, como parte das exigências do Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI), para obtenção do título de Magister Scientiae, do aluno Fábio Domingos da Silva. Sugerimos aqui, a utilização de uma Metodologia Ativa de Aprendizagem (MAA), o Júri Simulado, como parte de uma Sequência Didática (SD). A contextualização recomendada envolve os frequentes debates sobre a possibilidade da remoção dos “Doze profetas de Aleijadinho”, que constituem parte do Conjunto Arquitetônico e Paisagístico, presentes no Santuário Bom Jesus de Matosinhos, na cidade de Congonhas, no estado de Minas Gerais. As obras, construídas entre 1757 e início do século XIX, foram esculpidas em pedra-sabão pelo famoso escultor Francisco Antônio Lisboa, O Aleijadinho, o maior representante do estilo Barroco mineiro. Em 1985, o conjunto arquitetônico foi considerado pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) como um Patrimônio Cultural Mundial. Em 2015, com o apoio da UNESCO, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e da Prefeitura dessa cidade, foi inaugurado o Museu de Congonhas. Desde então, passou-se a considerar a possibilidade de levar os Profetas de Aleijadinho para este Museu. De acordo com o IPHAN, não existe nenhuma relação de dependência entre a retirada das esculturas do espaço público para abrigá-las no museu. No entanto, consideram que, caso esta medida seja recomendada no futuro, o Museu de Congonhas seria a melhor alternativa para apresentá-las ao público. Diante da deterioração natural, ação de bactérias, fungos e vandalismo, acredita-se que o local recomendado para os Profetas não seria o Santuário. Estes poderiam ser substituídos por réplicas, garantindo assim a sua preservação. No entanto, não há uma posição definitiva entre especialistas, defensores e a população da cidade acerca das discussões a este respeito. Os favoráveis consideram que guardar as obras no museu é uma maneira de protegê-las contra danos naturais irreversíveis, sendo o museu um atrativo para turistas e romeiros do Brasil e do mundo. Os contrários em retirar as obras originais do Santuário consideram que a ligação afetiva e religiosa dos moradores representa um valor imaterial, quando comparado com a representatividade das obras originais permanecerem no Santuário. Diante do contexto apresentado, uma Sequência Didática utilizando um Júri Simulado constitui uma alternativa para tirar os alunos de uma postura passiva. Nesta metodologia, o professor tem o papel de orientar e mediar um debate sobre esse impasse para, ao final, chegar a um veredito que se pauta nos argumentos apresentados ao longo do júri e na deliberação dos jurados responsáveis por avaliá-los e chegar a uma decisão. As Metodologias Ativas de Aprendizagem (MAA) têm como objetivo envolver os alunos como protagonistas no processo de ensino e aprendizagem durante a realização das atividades. Espera-se ainda que o debate promova nos alunos o desenvolvimento de habilidades como argumentação, senso crítico e a conscientização de seu papel como cidadãos atuantes na sociedade. 4 Para a aplicação da SD proposta na citada dissertação, sugere-se ao docente uma abordagem metodológica contextualizada do conteúdo de Ácidos, que engloba conceitos sobre reações químicas, principalmente as reações entre os ácidos presentes na Chuva Ácida e os objetos que são formados por carbonato de cálcio (mármore) e carbonato de sódio (pedra-sabão), material empregado para produzir as esculturas dos Doze Profetas de Aleijadinho. A proposta a ser desenvolvida em turmas da 1ª Série do Ensino Médio, por meio de atividades envolvendo a realização de quatro encontros de 1 hora e 40 minutos cada, totalizando 8 aulas de 50 minutos. Sugirimos ainda a realização de um quinto encontro, visita de campo, uma viagem à cidade de Congonhas, de modo a ser possível cumprir um cronograma que envolva a visitação ao Museu e ao Santuário, onde estão localizados os Profetas de Aleijadinho. Recomendamos que, na visita de campo seja realizado uma pesquisa de opinião com os moradores de Congonhas, abordando a possibilidade de retirar as obras do Santuário para levá-las para o Museu, os dados desta pesquisa podem ser utilizados durante a realização do Júri.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent32 paginaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectSequência didática investigativa; alfabetização científica; contextualização no ensino de Ciências; chuva ácida; metodologias de ensino.pt_BR
Título: dc.titleCONTEXTUALIZAÇÃO ABORDANDO A CHUVA ÁCIDA NO ENSINO DE QUÍMICA POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Química em Rede Nacionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineQUI 899 - Pesquisapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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