Gíria: uma perspectiva de uso em sala de aula (Atena Editora)

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Autor(es): dc.contributor.authorBessa, Waldemberg Araújo-
Autor(es): dc.contributor.authorFeitosa, Luziane de Sousa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-08-11T17:45:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-08-11T17:45:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-07-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/736176-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho mostra uma breve linha do tempo sobre a origem da gíria e revela que existem poucas perspectivas discutidas. No que tange a gíria em sala de aula, essas perspectivas são ainda em menor número. Por esse motivo, esta pesquisa trata da possibilidade de usar a gíria nos processos de interação em sala de aula. No processo de desenvolvimento linguístico, nota-se que os usuários da gíria ainda são tratados com bastante discriminação nas escolas, ou por ser considerada uma língua marginalizada ou por ser rotulada como uma variante linguística inferior. A gíria, sendo um tipo de variação linguística poderá ocorrer no campo sincrônico e/ou diacrônico. A história da gíria parece estar cristalizada nos poucos estudos existentes e mostra como a linguagem é efêmera, criativa, descontraída e de fácil absorção para o grupo. Os paradigmas dos conceitos criados por dicionaristas, gramáticos e especialistas mostram que o título de linguagem marginalizada ainda perdura no século XXI. Alguns docentes, presos no tradicionalismo, devem proporcionar para si e para os discentes a opção de usar esse tipo de variação, pois ensinar onde, como, quando e com quem, bem como os níveis e as figuras de linguagem, dará a cada um deles a alternativa de uso mais adequado no contexto que melhor couber. Para aquelas turmas cujo professor não consegue alcançar a atenção, a gíria pode entrar como ferramenta interacional de aproximação entre professor-aluno, e levar ao desenvolvimento de uma postura disciplinar diferenciada trazendo estes alunos para mais perto do estudo da linguagem e ainda poderá facilitar o processo ensino/aprendizagem. São mostrados diferentes conceitos e tipos de variação e pontuadas as principais perspectivas e, por fim, mostrado na pesquisa como os docentes lidam com esse traço marcante da língua, bem como identificados os materiais didáticos utilizados para ministrar seus conteúdos. A proposta que foi ofertada neste trabalho visa à consciência, atitude e diminuição do preconceito linguístico. Almeja também por em prática aquilo que os Parâmetros Curriculares Nacionais elencam: o respeito às diferenças e diversidades linguísticas.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGíriapt_BR
Título: dc.titleGíria: uma perspectiva de uso em sala de aula (Atena Editora)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
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