
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | Bessa, Waldemberg Araújo | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Feitosa, Luziane de Sousa | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-08-11T17:45:42Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-08-11T17:45:42Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-07 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/736176 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho mostra uma breve linha do tempo sobre a origem da gíria e revela que existem poucas perspectivas discutidas. No que tange a gíria em sala de aula, essas perspectivas são ainda em menor número. Por esse motivo, esta pesquisa trata da possibilidade de usar a gíria nos processos de interação em sala de aula. No processo de desenvolvimento linguístico, nota-se que os usuários da gíria ainda são tratados com bastante discriminação nas escolas, ou por ser considerada uma língua marginalizada ou por ser rotulada como uma variante linguística inferior. A gíria, sendo um tipo de variação linguística poderá ocorrer no campo sincrônico e/ou diacrônico. A história da gíria parece estar cristalizada nos poucos estudos existentes e mostra como a linguagem é efêmera, criativa, descontraída e de fácil absorção para o grupo. Os paradigmas dos conceitos criados por dicionaristas, gramáticos e especialistas mostram que o título de linguagem marginalizada ainda perdura no século XXI. Alguns docentes, presos no tradicionalismo, devem proporcionar para si e para os discentes a opção de usar esse tipo de variação, pois ensinar onde, como, quando e com quem, bem como os níveis e as figuras de linguagem, dará a cada um deles a alternativa de uso mais adequado no contexto que melhor couber. Para aquelas turmas cujo professor não consegue alcançar a atenção, a gíria pode entrar como ferramenta interacional de aproximação entre professor-aluno, e levar ao desenvolvimento de uma postura disciplinar diferenciada trazendo estes alunos para mais perto do estudo da linguagem e ainda poderá facilitar o processo ensino/aprendizagem. São mostrados diferentes conceitos e tipos de variação e pontuadas as principais perspectivas e, por fim, mostrado na pesquisa como os docentes lidam com esse traço marcante da língua, bem como identificados os materiais didáticos utilizados para ministrar seus conteúdos. A proposta que foi ofertada neste trabalho visa à consciência, atitude e diminuição do preconceito linguístico. Almeja também por em prática aquilo que os Parâmetros Curriculares Nacionais elencam: o respeito às diferenças e diversidades linguísticas. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Gíria | pt_BR |
| Título: dc.title | Gíria: uma perspectiva de uso em sala de aula (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| giria-uma-perspectiva-de-uso-em-sala-de-aula.pdf | 4,95 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/736176/1/giria-uma-perspectiva-de-uso-em-sala-de-aula.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: