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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor.author | Bozzo, Gabriela Cristina Borborema | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-08-10T17:35:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-08-10T17:35:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-02 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/736038 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O livro Educação: práticas sociais e processos educativos consiste no primeiro volume do título e apresenta dezesseis estudos na área cotejada no título e pretendida a partir dele: a educação. Contudo, a diversidade de objetos de estudo e caminhos metodológicos traz a reunião de diferentes facetas educacionais: da formação continuada do professor à inclusão de pessoas com limitações auditivas no ensino superior à distância. Assim, a diversidade e a possibilidade plural de percepções da educação são o fulcro da coletânea de estudos em pauta. Nesse sentido, selecionamos quatro direcionamentos em que os estudos se dividem: (1) uso de tecnologias no processo de ensino-aprendizagem; (2) ensino remoto, marca da pandemia da COVID-19 que perdurou por três anos no Brasil (2020-2023); (3) a temática da inclusão no contexto de ensino-aprendizagem; e (4) estudos mais abrangentes que tematizam aspectos diversos da educação. O primeiro eixo temático se realiza nos capítulos dois, quatro, cinco e oito. A utilização de vídeos no ensino de matemática, a ferramenta Google Earth no ensino de geografia, o uso de aplicativos on-line para o controle de resíduo domiciliar e a utilização de mobile-learning e redes sociais como ferramentas do processo escolar de ensino-aprendizagem são os temas cotejados, respectivamente, nos artigos mencionados. O segundo eixo está presente nos capítulos seis e doze. A educação infantil no contexto pandêmico e a utilização de metodologias ativas no contexto de aprendizagem do ensino à distância, respectivamente, são os temas fulcrais dos capítulos supracitados. O terceiro, por sua vez, aparece nos capítulos um, catorze e quinze. Assim, a inclusão de pessoas com limitações auditivas no ensino superior à distância, educação de relações étnico-raciais na Educação Física no ensino público e a educação escolar quilombola são os temas abordados nos capítulos deste eixo temático. Já o quarto e último eixo temático é cotejado nos capítulos três, sete, nove, dez, onze, treze e dezesseis. Revisão bibliográfica da alfabetização, prevenção ao abandono escolar no contexto pós-pandêmico, gestão participativa, interacionismo, ensino de química, educação ambiental e espaços sustentáveis escolares são os temas, respectivamente, propostos pelos artigos supracitados. Portanto, em sua diversidade de temas apresentados, a presente publicação se faz útil para pesquisadores de qualquer percurso acadêmico: de graduandos a professores doutores. Isso se deve à sua pluralidade temática – aqui dividida em quatro eixos –, que torna o e-book interessante para todo e qualquer estudioso ou entusiasta dos estudos sobre educação. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
Título: dc.title | Educação: práticas sociais e processos educativos (Atena Editora) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
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