Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SOARES, Núbia de Almeida | - |
Autor(es): dc.contributor.author | CASTRO, Mayelli Caldas de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-08-10T14:58:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-08-10T14:58:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-24 | - |
identificador: dc.identifier.other | O VALOR DA INFORMAÇÃO: UM TRABALHO COM A "INFORMATIVIDADE" NO DESENVOLVIMENTO DA LEITURA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/735979 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa do Mestrado Profissional em Letras – Profletras está inserida no campo de Estudos da Linguagem e Práticas Sociais e propôs analisar a relação entre o fator de textualidade "informatividade" e a eficácia da leitura em duas turmas de 9º ano do ensino Fundamental II, tendo como base a perspectiva sociointeracionista da linguagem. Com o objetivo de gerar uma maior compreensão quanto à relevância do trabalho com ênfase na "informatividade", no campo da leitura - uma vez que esse fator há tempos vem sendo trabalhado com foco na escrita - foi proposta uma sequência didática enfatizando a compreensão e a interpretação de textos para o grupo estudado. Por meio de uma análise metodológica quanti-qualitativa com observação participante, objetivou-se compreender em que medida a "informatividade" pode contribuir para o desenvolvimento da competência leitora. Além disso, este trabalho comprometeu-se com a produção de um e-book como produto educacional, resultado da aplicação da sequência didática baseada no fator de textualidade, produzida estrategicamente para a evolução das habilidades de leitura de textos escritos. Esta pesquisa está fundamentada, principalmente, nas discussões a respeito dos fatores de textualidade por Beaugrande e Dressler (1981), Costa Val (2006) e Koch (2009, 2014). Para o embasamento da leitura, o estudo parte das reflexões propostas por Cavalcante (2012), Marcuschi (2008), Geraldi (2006) e Kleiman (2004), bem como outros autores que discutem o processo de leitura e suas concepções. Observou-se no desenvolvimento do trabalho uma melhoria significativa nos resultados de leitura dos estudantes participantes da pesquisa, o que evidencia a relevância de trabalhos que relacionem os fatores de textualidade com a compreensão textual. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 49.190 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | compreensão textual | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | "informatividade" | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | leitura | pt_BR |
Título: dc.title | O VALOR DA INFORMAÇÃO: UM TRABALHO COM A "INFORMATIVIDADE" NO DESENVOLVIMENTO DA LEITURA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Pesquisa de Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons