O VALOR DA INFORMAÇÃO: UM TRABALHO COM A "INFORMATIVIDADE" NO DESENVOLVIMENTO DA LEITURA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSOARES, Núbia de Almeida-
Autor(es): dc.contributor.authorCASTRO, Mayelli Caldas de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-08-10T14:58:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-08-10T14:58:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-24-
identificador: dc.identifier.otherO VALOR DA INFORMAÇÃO: UM TRABALHO COM A "INFORMATIVIDADE" NO DESENVOLVIMENTO DA LEITURApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/735979-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa do Mestrado Profissional em Letras – Profletras está inserida no campo de Estudos da Linguagem e Práticas Sociais e propôs analisar a relação entre o fator de textualidade "informatividade" e a eficácia da leitura em duas turmas de 9º ano do ensino Fundamental II, tendo como base a perspectiva sociointeracionista da linguagem. Com o objetivo de gerar uma maior compreensão quanto à relevância do trabalho com ênfase na "informatividade", no campo da leitura - uma vez que esse fator há tempos vem sendo trabalhado com foco na escrita - foi proposta uma sequência didática enfatizando a compreensão e a interpretação de textos para o grupo estudado. Por meio de uma análise metodológica quanti-qualitativa com observação participante, objetivou-se compreender em que medida a "informatividade" pode contribuir para o desenvolvimento da competência leitora. Além disso, este trabalho comprometeu-se com a produção de um e-book como produto educacional, resultado da aplicação da sequência didática baseada no fator de textualidade, produzida estrategicamente para a evolução das habilidades de leitura de textos escritos. Esta pesquisa está fundamentada, principalmente, nas discussões a respeito dos fatores de textualidade por Beaugrande e Dressler (1981), Costa Val (2006) e Koch (2009, 2014). Para o embasamento da leitura, o estudo parte das reflexões propostas por Cavalcante (2012), Marcuschi (2008), Geraldi (2006) e Kleiman (2004), bem como outros autores que discutem o processo de leitura e suas concepções. Observou-se no desenvolvimento do trabalho uma melhoria significativa nos resultados de leitura dos estudantes participantes da pesquisa, o que evidencia a relevância de trabalhos que relacionem os fatores de textualidade com a compreensão textual.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent49.190 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype.pdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectcompreensão textualpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensinopt_BR
Palavras-chave: dc.subject"informatividade"pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectleiturapt_BR
Título: dc.titleO VALOR DA INFORMAÇÃO: UM TRABALHO COM A "INFORMATIVIDADE" NO DESENVOLVIMENTO DA LEITURApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM LETRASpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePesquisa de Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons