PRÁTICAS LINGUÍSTICAS E ENSINO DA ARGUMENTAÇÃO: UMA ABORDAGEM DO GÊNERO DISCURSIVO DEBATE LIVRE NO ENSINO FUNDAMENTAL II

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Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSCHAEFFER, Juliana Neves-
Autor(es): dc.contributor.authorARAÚJO, Fernanda Borges Ferreira de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-08-10T14:48:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-08-10T14:48:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-07-
identificador: dc.identifier.otherPRÁTICAS LINGUÍSTICAS E ENSINO DA ARGUMENTAÇÃO: UMA ABORDAGEM NDO GÊNERO DISCURSIVO DEBATE LIVRE NO ENSINO FUNDAMENTAL IIpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/735961-
Resumo: dc.description.abstractPossibilitar, nas aulas de Língua Portuguesa, o exercício das práticas linguísticas orais em situações mais formais de interação, especialmente no que tange à argumentação, é algo ainda não muito explorado pelos professores. Este trabalho, que está inserido na linha de pesquisa Estudos da Linguagem e Prática Social, apresentado ao Programa de Mestrado Profissional em Letras do Instituto Federal do Espírito Santo, apresenta uma sequência de atividades que visam ao trabalho com a análise argumentativa nos discursos por meio das modalidades oral e escrita da língua portuguesa. Nas atividades, são exploradas a participação oral e escrita dos alunos no exercício da argumentação, para que culminem em um debate livre. Tal proposta foi motivada pela oportunidade de direcionar a fala dos estudantes para os objetivos de ensino de língua materna, uma vez que os alunos dialogam bastante entre si sobre questões do cotidiano, trazendo valores em seus argumentos. Assim, esperamos contribuir para a ampliação das habilidades discursivas orais e escritas, além da promoção de espaços de fala em sala de aula. Para tanto, aplicaremos a metodologia da pesquisa-ação, a fim de construir a proposta de modo cooperativo e participativo e fundamentaremos teoricamente nosso trabalho nos estudos da argumentação de Amossy (2018), Plantin (2008) e Piris (2021), em diálogo com os conceitos bakhtinianos de língua, linguagem e interação (BAKHTIN, 2003), bem como na proposta teórico-metodológica da sequência didática de Dolz e Schneuwly (2004).pt_BR
Tamanho: dc.format.extent692 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype.pdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectpráticas linguísticaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectargumentaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectsequência didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectdebatept_BR
Título: dc.titlePRÁTICAS LINGUÍSTICAS E ENSINO DA ARGUMENTAÇÃO: UMA ABORDAGEM DO GÊNERO DISCURSIVO DEBATE LIVRE NO ENSINO FUNDAMENTAL IIpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM LETRASpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePesquisa de Mestradopt_BR
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