Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SCHAEFFER, Juliana Neves | - |
Autor(es): dc.contributor.author | ARAÚJO, Fernanda Borges Ferreira de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-08-10T14:48:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-08-10T14:48:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-07 | - |
identificador: dc.identifier.other | PRÁTICAS LINGUÍSTICAS E ENSINO DA ARGUMENTAÇÃO: UMA ABORDAGEM NDO GÊNERO DISCURSIVO DEBATE LIVRE NO ENSINO FUNDAMENTAL II | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/735961 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Possibilitar, nas aulas de Língua Portuguesa, o exercício das práticas linguísticas orais em situações mais formais de interação, especialmente no que tange à argumentação, é algo ainda não muito explorado pelos professores. Este trabalho, que está inserido na linha de pesquisa Estudos da Linguagem e Prática Social, apresentado ao Programa de Mestrado Profissional em Letras do Instituto Federal do Espírito Santo, apresenta uma sequência de atividades que visam ao trabalho com a análise argumentativa nos discursos por meio das modalidades oral e escrita da língua portuguesa. Nas atividades, são exploradas a participação oral e escrita dos alunos no exercício da argumentação, para que culminem em um debate livre. Tal proposta foi motivada pela oportunidade de direcionar a fala dos estudantes para os objetivos de ensino de língua materna, uma vez que os alunos dialogam bastante entre si sobre questões do cotidiano, trazendo valores em seus argumentos. Assim, esperamos contribuir para a ampliação das habilidades discursivas orais e escritas, além da promoção de espaços de fala em sala de aula. Para tanto, aplicaremos a metodologia da pesquisa-ação, a fim de construir a proposta de modo cooperativo e participativo e fundamentaremos teoricamente nosso trabalho nos estudos da argumentação de Amossy (2018), Plantin (2008) e Piris (2021), em diálogo com os conceitos bakhtinianos de língua, linguagem e interação (BAKHTIN, 2003), bem como na proposta teórico-metodológica da sequência didática de Dolz e Schneuwly (2004). | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 692 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | práticas linguísticas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | argumentação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | sequência didática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | debate | pt_BR |
Título: dc.title | PRÁTICAS LINGUÍSTICAS E ENSINO DA ARGUMENTAÇÃO: UMA ABORDAGEM DO GÊNERO DISCURSIVO DEBATE LIVRE NO ENSINO FUNDAMENTAL II | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Pesquisa de Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons