MARCAÇÕES NO DISCURSO: A MODALIZAÇÃO NAS ATIVIDADES DE LINGUAGEM

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorALBINO, Fernanda da Cunha Pereira-
Autor(es): dc.contributor.authorGOMES, Antônio Carlos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-08-10T14:35:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-08-10T14:35:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-03-
identificador: dc.identifier.otherMARCAÇÕES NO DISCURSO: A MODALIZAÇÃO NAS ATIVIDADES DE LINGUAGEMpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/735916-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa sobre a modalização e as operações de linguagem dos alunos no Ensino Fundamental II foi desenvolvida no Mestrado Profissional em Letras – Profletras, na área de concentração: Linguagens e Letramentos, dentro da linha de pesquisa: Estudos da Linguagem e Prática Social. Nosso objetivo foi entender a modalização discursiva e os sentidos decorrentes dela em enunciados, sobretudo em textos jornalísticos, a fim de ajudar os alunos a usar conscientemente tal conhecimento nas operações de linguagem. O estudo justifica-se pelo fato de o sujeito necessitar posicionar-se por meio da linguagem, com propriedade e autoridade, no seu contexto social. A pesquisa de natureza qualitativa, inspirada no tipo participante, foi ancorada nas contribuições de Franchi (1991), Koch (2000), Fiorin (2000), Castilho e Castilho (2002), Marcuschi e Dionísio (2007), Rezende (2008) e outros pesquisadores. Além de uma investigação bibliográfica, fizemos uma pesquisa empírica em uma escola pública com alunos do Ensino Fundamental, por meio de uma sequência de atividades trabalhada em sala de aula. As práticas refletiram na produção dos estudantes, que puderam se apropriar da modalização, e resultaram no produto educacional em forma de e-book, com atividades sob uma abordagem epilinguística. Nossa expectativa é contribuir para um uso mais reflexivo da língua no Ensino Fundamental.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent11.996 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype.pdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectmodalizaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectescritapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectepilinguagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensino fundamental IIpt_BR
Título: dc.titleMARCAÇÕES NO DISCURSO: A MODALIZAÇÃO NAS ATIVIDADES DE LINGUAGEMpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM LETRASpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePesquisa de Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons