Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ALBINO, Fernanda da Cunha Pereira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | GOMES, Antônio Carlos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-08-10T14:35:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-08-10T14:35:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-03 | - |
identificador: dc.identifier.other | MARCAÇÕES NO DISCURSO: A MODALIZAÇÃO NAS ATIVIDADES DE LINGUAGEM | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/735916 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa sobre a modalização e as operações de linguagem dos alunos no Ensino Fundamental II foi desenvolvida no Mestrado Profissional em Letras – Profletras, na área de concentração: Linguagens e Letramentos, dentro da linha de pesquisa: Estudos da Linguagem e Prática Social. Nosso objetivo foi entender a modalização discursiva e os sentidos decorrentes dela em enunciados, sobretudo em textos jornalísticos, a fim de ajudar os alunos a usar conscientemente tal conhecimento nas operações de linguagem. O estudo justifica-se pelo fato de o sujeito necessitar posicionar-se por meio da linguagem, com propriedade e autoridade, no seu contexto social. A pesquisa de natureza qualitativa, inspirada no tipo participante, foi ancorada nas contribuições de Franchi (1991), Koch (2000), Fiorin (2000), Castilho e Castilho (2002), Marcuschi e Dionísio (2007), Rezende (2008) e outros pesquisadores. Além de uma investigação bibliográfica, fizemos uma pesquisa empírica em uma escola pública com alunos do Ensino Fundamental, por meio de uma sequência de atividades trabalhada em sala de aula. As práticas refletiram na produção dos estudantes, que puderam se apropriar da modalização, e resultaram no produto educacional em forma de e-book, com atividades sob uma abordagem epilinguística. Nossa expectativa é contribuir para um uso mais reflexivo da língua no Ensino Fundamental. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 11.996 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | modalização | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | escrita | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | epilinguagem | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino fundamental II | pt_BR |
Título: dc.title | MARCAÇÕES NO DISCURSO: A MODALIZAÇÃO NAS ATIVIDADES DE LINGUAGEM | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Pesquisa de Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons