CARAGRAMATICA

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Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO-
Autor(es): dc.contributor.authorSOUSA, Bruno Henrique Castro de-
Autor(es): dc.contributor.authorOLIVEIRA, Maria Madalena Fernandes Caetano Poleto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-08-10T13:53:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-08-10T13:53:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-11-
identificador: dc.identifier.otherCARAGRAMATICA-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/735910-
Resumo: dc.description.abstractA pesquisa objetivou discutir e identificar as potencialidades do Instagram no Ensino de gramática no Fundamental II. O problema de pesquisa indagava quais seriam essas potencialidades. As reflexões se ampararam em Bakhtin (2011) oportunizando a compreensão de que o enunciado não é uma unidade convencional. Brait (2005), confirmando que o enunciado não é apenas para o seu objeto. Fiorin (2020), no tratamento do dialogismo e da relação entre um discurso e o outro; Possenti (1996) nas discussões do ensino da língua padrão na escola; Antunes (2014) relacionando a importância do ensino de gramática relacionado às práticas sociais e às variações da língua; Marchuschi (2008), sobre suporte textual. Coscarelli (2016) na discussão das tecnologias para aprender; e Ribeiro (2020) relacionando as tecnologias digitais e a escola. Através de uma análise metodológica qualitativa participante, compreendemos em que medida a interação com os posts potencializou o ensino gramatical. Analisamos as diferentes formas de manifestação da norma padrão da língua portuguesa. Assim, houve diálogo e interação entre os usuários, especialmente 23 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, seguidores do perfil @brunosousacoms e seu interesse pela gramática normativa. Constatou-se interação através da linguagem verbal e não verbal, potencializando o interesse discente pela norma culta. Como produto educacional produzimos um aplicativo de gramática normativa gratuito. Desse modo a pesquisa nos apontou que o Instagram possui potencialidade no ensino de gramática no Fundamental II e permitiu o diálogo quanto à visibilidade, alcance e compartilhamento do gênero post.-
Tamanho: dc.format.extent2,1 MB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype.pdf-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectinstagram-
Palavras-chave: dc.subjectensino da gramática-
Palavras-chave: dc.subjectdialogismo-
Título: dc.titleCARAGRAMATICA-
Tipo de arquivo: dc.typeaplicativo móvel-
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePesquisa de Mestrado-
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