Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SOUSA, Bruno Henrique Castro de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | OLIVEIRA, Maria Madalena Fernandes Caetano Poleto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-08-10T13:53:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-08-10T13:53:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-11 | - |
identificador: dc.identifier.other | CARAGRAMATICA | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/735910 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A pesquisa objetivou discutir e identificar as potencialidades do Instagram no Ensino de gramática no Fundamental II. O problema de pesquisa indagava quais seriam essas potencialidades. As reflexões se ampararam em Bakhtin (2011) oportunizando a compreensão de que o enunciado não é uma unidade convencional. Brait (2005), confirmando que o enunciado não é apenas para o seu objeto. Fiorin (2020), no tratamento do dialogismo e da relação entre um discurso e o outro; Possenti (1996) nas discussões do ensino da língua padrão na escola; Antunes (2014) relacionando a importância do ensino de gramática relacionado às práticas sociais e às variações da língua; Marchuschi (2008), sobre suporte textual. Coscarelli (2016) na discussão das tecnologias para aprender; e Ribeiro (2020) relacionando as tecnologias digitais e a escola. Através de uma análise metodológica qualitativa participante, compreendemos em que medida a interação com os posts potencializou o ensino gramatical. Analisamos as diferentes formas de manifestação da norma padrão da língua portuguesa. Assim, houve diálogo e interação entre os usuários, especialmente 23 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, seguidores do perfil @brunosousacoms e seu interesse pela gramática normativa. Constatou-se interação através da linguagem verbal e não verbal, potencializando o interesse discente pela norma culta. Como produto educacional produzimos um aplicativo de gramática normativa gratuito. Desse modo a pesquisa nos apontou que o Instagram possui potencialidade no ensino de gramática no Fundamental II e permitiu o diálogo quanto à visibilidade, alcance e compartilhamento do gênero post. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 2,1 MB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | - | |
Palavras-chave: dc.subject | ensino da gramática | - |
Palavras-chave: dc.subject | dialogismo | - |
Título: dc.title | CARAGRAMATICA | - |
Tipo de arquivo: dc.type | aplicativo móvel | - |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Pesquisa de Mestrado | - |
Aparece nas coleções: | Aplicativos Móveis |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
CARAGRAMATICA.pdf | 2,17 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/735910/2/CARAGRAMATICA.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons