
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | LULIO, Andre | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | MOREIRA, Tatiana Aparecida | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-08-10T13:06:55Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-08-10T13:06:55Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-05 | - |
| identificador: dc.identifier.other | O DIALOGISMO EM CANÇÕES RAP - A RESPONSIVIDADE DAS PRÁTICAS DE LEITURA E OS DIÁLOGOS IDENTITÁRIOS E CULTURAIS EM ATIVIDADES NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/735901 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa do Mestrado Profissional em Letras - Profletras, do Ifes Vitória, inserida na linha de “Estudos das Linguagens e Práticas Sociais”, propõe um trabalho com as relações dialógicas presentes nas letras de canções-rap para a formação leitora dos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual situada em São Roque do Canaã, Espírito Santo. O objetivo é trabalhar, a partir de canções-rap, questões identitárias, culturais, sociais e da língua. Justifica-se a escolha de canções-rap, pois estas promovem atividades e espaços de reflexão e diálogos com foco em problemas sociais contextualizados com a localidade dos discentes. A metodologia utilizada neste trabalho é baseada em Gil (2010) em que a pesquisa é de abordagem participante e qualitativa, bibliográfica e também pesquisa-ação, visto que estas pressupõem o envolvimento do pesquisador com os outros participantes, e sua atuação de forma ativa, cooperativa e participativa. Do ponto de vista teórico, a pesquisa está fundamentada no Círculo de Bakhtin (2011) com os conceitos de língua, linguagem, enunciado, gênero do discurso, dialogismo, alteridade, responsividade e cultura popular a fim de observar a relação nos processos de produção e interpretação de canções-rap, bem como considerar a posição sócio-histórica e as vozes que constituem o discurso. Também se apoia nos estudos sobre Cultura e Identidade, de Stuart Hall (2010), destacando o grau de importância assumido pela identidade e pela cultura na constituição da sociedade, assim como as formas pelas quais são utilizadas para transformar a compreensão acerca do mundo no qual vivemos. Como produto educacional, foi elaborado um e-book com sequências de atividades, para que os alunos pudessem refletir mais sobre questões sociais e identitárias, a partir das canções-rap, e o colega professor tenha o material como subsídio, principalmente, para as aulas de Língua Portuguesa. Assim, concluímos que esta pesquisa foi bem-sucedida, pois, por meio dos diálogos estabelecidos com os alunos em sala de aula, foi possível observar a expressividade em ação e constatar como a aprendizagem se tornou mais significativa. | - |
| Tamanho: dc.format.extent | 15,1MB | - |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | dialogismo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | identidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | cultura | - |
| Palavras-chave: dc.subject | ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | canções-rap | - |
| Título: dc.title | DIALOGISMO E QUESTÕES CULTURAIS E IDENTITÁRIAS NAS LETRAS DE RAP DE CESAR MC | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS | - |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Pesquisa de Mestrado | - |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons