DIALOGISMO E QUESTÕES CULTURAIS E IDENTITÁRIAS NAS LETRAS DE RAP DE CESAR MC

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO-
Autor(es): dc.contributor.authorLULIO, Andre-
Autor(es): dc.contributor.authorMOREIRA, Tatiana Aparecida-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-08-10T13:06:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-08-10T13:06:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-05-
identificador: dc.identifier.otherO DIALOGISMO EM CANÇÕES RAP - A RESPONSIVIDADE DAS PRÁTICAS DE LEITURA E OS DIÁLOGOS IDENTITÁRIOS E CULTURAIS EM ATIVIDADES NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/735901-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa do Mestrado Profissional em Letras - Profletras, do Ifes Vitória, inserida na linha de “Estudos das Linguagens e Práticas Sociais”, propõe um trabalho com as relações dialógicas presentes nas letras de canções-rap para a formação leitora dos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual situada em São Roque do Canaã, Espírito Santo. O objetivo é trabalhar, a partir de canções-rap, questões identitárias, culturais, sociais e da língua. Justifica-se a escolha de canções-rap, pois estas promovem atividades e espaços de reflexão e diálogos com foco em problemas sociais contextualizados com a localidade dos discentes. A metodologia utilizada neste trabalho é baseada em Gil (2010) em que a pesquisa é de abordagem participante e qualitativa, bibliográfica e também pesquisa-ação, visto que estas pressupõem o envolvimento do pesquisador com os outros participantes, e sua atuação de forma ativa, cooperativa e participativa. Do ponto de vista teórico, a pesquisa está fundamentada no Círculo de Bakhtin (2011) com os conceitos de língua, linguagem, enunciado, gênero do discurso, dialogismo, alteridade, responsividade e cultura popular a fim de observar a relação nos processos de produção e interpretação de canções-rap, bem como considerar a posição sócio-histórica e as vozes que constituem o discurso. Também se apoia nos estudos sobre Cultura e Identidade, de Stuart Hall (2010), destacando o grau de importância assumido pela identidade e pela cultura na constituição da sociedade, assim como as formas pelas quais são utilizadas para transformar a compreensão acerca do mundo no qual vivemos. Como produto educacional, foi elaborado um e-book com sequências de atividades, para que os alunos pudessem refletir mais sobre questões sociais e identitárias, a partir das canções-rap, e o colega professor tenha o material como subsídio, principalmente, para as aulas de Língua Portuguesa. Assim, concluímos que esta pesquisa foi bem-sucedida, pois, por meio dos diálogos estabelecidos com os alunos em sala de aula, foi possível observar a expressividade em ação e constatar como a aprendizagem se tornou mais significativa.-
Tamanho: dc.format.extent15,1MB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype.pdf-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectdialogismo-
Palavras-chave: dc.subjectidentidade-
Palavras-chave: dc.subjectcultura-
Palavras-chave: dc.subjectensino-
Palavras-chave: dc.subjectcanções-rap-
Título: dc.titleDIALOGISMO E QUESTÕES CULTURAIS E IDENTITÁRIAS NAS LETRAS DE RAP DE CESAR MC-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePesquisa de Mestrado-
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons