Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Ponta Grossa | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Rosa, Priscielli do Carmo Rozo Cerdeira da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-08-09T19:49:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-08-09T19:49:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-24 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/735881 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O estudo sobre currículo e ensino de História no Brasil demonstra que há uma lacuna nos documentos oficiais e materiais didáticos disponíveis no que diz respeito à abordagem de gênero, o respeito à diversidade, o combate à violência contra a mulher e a luta por igualdade de direitos. Dessa forma, objetivou-se produzir material didático para o ensino de História, a partir da categoria analítica de gênero. Seus objetivos específicos envolvem discutir as teorias curriculares; discutir os documentos curriculares nacional e estadual, a BNCC e o CREP, respectivamente; discutir a relação entre currículo e ensino de História; e realizar uma discussão crítica acerca de aspectos político-ideológicos do currículo e de documentos curriculares. Empreendeu-se uma pesquisa qualitativa, baseada no referencial bibliográfico, leitura, reflexão e desenvolvimento de material didático para o ensino de História, orientando- se pelo trabalho de gênero. Foram produzidos oito planos de aula, com seus materiais didáticos disponibilizados por este meio e para acesso online. O material final, tanto nas discussões teóricas como nas propostas temáticas e planos de aula sobre mulheres e História disponibilizados acompanha as previsões documentais de conteúdo e enriquecem o repertório dos alunos e alunas. Reconfigura-se a memória histórica, iluminando outras histórias que, como averiguou-se, estão ocultas no currículo e no livro didático da escola pública paranaense hoje. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.85 Mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Gênero | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | BNCC | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | CREP | pt_BR |
Título: dc.title | O estudo de gênero na Base Nacional Comum Curricular de História e no Currículo da Rede Estadual Paranaense | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | História | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: