
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | BENTO, ANA JULIA | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-08-09T14:57:58Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-08-09T14:57:58Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-28 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/735824 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | This research aims to investigate a possible conception of a subjectivized education, which aims to respect the individuality of the being, with a theoretical basis in the existentialism of the philosopher Jean-Paul Sartre, specifically in his consecrated ontological work ``O ser e o nada``. Following primordial concepts such as consciousness, being-in-itself and being-for-itself, freedom and the Other, the proposal is the possibility of education being the foundation of the subjectivity of being, contrary to the fact that it is only a subjectivity which is mortalized by the gaze of the Other. Based on the analysis of these concepts and interpreting Sartre's phenomenology, although consciousness is interpreted as nothingness, since it is For-itself and sustains only the ontological existence of being, the project-of-being is constituted independently, in the world, where objectivity takes place. The I present in the project-of-being emerges independently of the Other, even though, for Sartre, the Other “steals” consciousness, the I is, first of all, In-itself. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | en | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | existentialism | pt_BR |
| Título: dc.title | SARTRE AND EDUCATION AS A PROJECT OF BEING (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| sartre-e-a-educacao-como-projeto-de-ser.pdf | 1,02 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/735824/1/sartre-e-a-educacao-como-projeto-de-ser.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: