Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Kock, Fernando Luís | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Dias, André Luís | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-08-09T12:02:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-08-09T12:02:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto_Educacional_AGV | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/735783 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este produto educacional (PE) foi produzido a partir da dissertação de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) no Campus Sertãozinho. A dissertação, com o título “Veículo Guiado Automatizado como Objeto de Aprendizagem no Ensino de Física e Matemática na Educação Profissional e Tecnológica”, foi planejada com a intenção de, utilizando como uma metodologia ativa de ensino e aprendizagem a experimentação, oferecer uma sequência didática para o ensino da trigonometria, nas disciplinas de matemática e física e, utilizando um veículo guiado automatizado como objeto de aprendizagem, demonstrar aos estudantes a aplicação prática da teoria ensinada, além de apresentar tecnologias modernas aplicadas na vida profissional. As etapas da sequência didática foram organizadas para contemplar os objetivos da educação profissionalizante em uma formação humana integral. A sequência didática (SD), “um conjunto de atividades ordenadas, estruturadas e articuladas” (ZABALA, 2014), é composta por três unidades didáticas, organizadas em atividades em ordem lógica e coerente, com estratégias planejadas e desenvolvidas baseadas em conceitos científicos ajustados ao interesse e saber prévio dos alunos. As estratégias visam proporcionar aos estudantes uma aprendizagem significativa (AUSUBEL, 1963), com teoria, prática e interação dos sujeitos. O Automated Guided Vehicle (AGV), apresentado na figura 1, é objeto de aprendizagem para uma experimentação que compõe a sequência didática. Tem a denominação completa de veículo guiado automatizado, com rodas Mecanum, tração 4WD, movimentos omnidirecionais, controlado por aplicativo móvel (app) via comunicação wireless bluetooth. Trata-se de um equipamento com construção interdisciplinar, levando os estudantes a aprenderem novos saberes para além da grade curricular de seu curso, realizando pesquisas e participando de cursos extracurriculares. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 6515kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Veículo Guiado Automatizado (AGV) | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Física | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Experimentação | pt_BR |
Título: dc.title | Sequência didática: atividades com um veículo guiado automatizado para o ensino de física e matemática | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional ProfEPT | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto_Educacional_AGV.pdf | Sequência Didática | 6.51 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/735783/2/Produto_Educacional_AGV.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons