Sequência didática: atividades com um veículo guiado automatizado para o ensino de física e matemática

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorKock, Fernando Luís-
Autor(es): dc.contributor.authorDias, André Luís-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-08-09T12:02:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-08-09T12:02:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-
identificador: dc.identifier.otherProduto_Educacional_AGVpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/735783-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional (PE) foi produzido a partir da dissertação de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) no Campus Sertãozinho. A dissertação, com o título “Veículo Guiado Automatizado como Objeto de Aprendizagem no Ensino de Física e Matemática na Educação Profissional e Tecnológica”, foi planejada com a intenção de, utilizando como uma metodologia ativa de ensino e aprendizagem a experimentação, oferecer uma sequência didática para o ensino da trigonometria, nas disciplinas de matemática e física e, utilizando um veículo guiado automatizado como objeto de aprendizagem, demonstrar aos estudantes a aplicação prática da teoria ensinada, além de apresentar tecnologias modernas aplicadas na vida profissional. As etapas da sequência didática foram organizadas para contemplar os objetivos da educação profissionalizante em uma formação humana integral. A sequência didática (SD), “um conjunto de atividades ordenadas, estruturadas e articuladas” (ZABALA, 2014), é composta por três unidades didáticas, organizadas em atividades em ordem lógica e coerente, com estratégias planejadas e desenvolvidas baseadas em conceitos científicos ajustados ao interesse e saber prévio dos alunos. As estratégias visam proporcionar aos estudantes uma aprendizagem significativa (AUSUBEL, 1963), com teoria, prática e interação dos sujeitos. O Automated Guided Vehicle (AGV), apresentado na figura 1, é objeto de aprendizagem para uma experimentação que compõe a sequência didática. Tem a denominação completa de veículo guiado automatizado, com rodas Mecanum, tração 4WD, movimentos omnidirecionais, controlado por aplicativo móvel (app) via comunicação wireless bluetooth. Trata-se de um equipamento com construção interdisciplinar, levando os estudantes a aprenderem novos saberes para além da grade curricular de seu curso, realizando pesquisas e participando de cursos extracurriculares.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6515kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectVeículo Guiado Automatizado (AGV)pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência Didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFísicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMatemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectExperimentaçãopt_BR
Título: dc.titleSequência didática: atividades com um veículo guiado automatizado para o ensino de física e matemáticapt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional ProfEPTpt_BR
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