Formação de professores: Trajetórias e tendências teórico-práticas (Atena Editora)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Jadilson Marinho da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-08-07T15:43:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-08-07T15:43:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-21-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/735639-
Resumo: dc.description.abstractNo capítulo 1, Deusilene da Silva Nascimento Marques reflete sobre a formação inicial e continuada de professores, considerando o momento atual vivenciado, no interior de um subprojeto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). No capítulo 2, Aline Juliana Oja Persicheto apresenta as contribuições de uma proposta de formação continuada para o estudo e a reflexão do trabalho pedagógico desenvolvido com crianças na área de Ciências Naturais. Isso faz parte dos resultados de uma pesquisa de doutorado publicada no ano de 2016 e que dialoga com estudos recentes na área de formação docente, analisando as possíveis contribuições da formação continuada para o desenvolvimento profissional dos professores. No capítulo 3, Rafaella Sales da Silva e Jadilson Marinho da Silva discutem sobre o tratamento dado à prática de análise linguística no livro didático de Língua. Além disso, destacam que os livros didáticos desempenhem um papel importante nas aulas, eles precisam ser analisados com critérios, visto ainda apresentarem desafios para concretizarem em suas atividades uma concepção sociointeracionista de língua. No capítulo 4, Bonifácio da Piedade e Beatriz Armando analisam o processo de orientação profissional na formação de professores do nível básico num instituto de formação na cidade de Nampula (Moçambique). No capítulo 5, Rafaella Sales da Silva e Jadilson Marinho da Silva analisam o papel dos gêneros no ensino de compreensão de textos. Nesse sentido, os autores destacam que a formação de leitores habilidosos perpassa além da variedade de textos ofertados, ela também contempla a qualidade dos textos ofertados. No capítulo 6, Breno Cavalcante Martins, Bruna Almeida de Oliveira, Ademar Maia Filho, Nathallia Correia da Silva, Magaly Lima Mota, Maria Goretti de Sousa Alencar, Márcia Taíza Pereira da Cruz, Raquel Furtado dos Santos Moura, José Thyálisson da Costa Silva, Jeovane Henrique de Souza, José Weverton Almeida Bezerra e Rafael Pereira da Cruz analisam as dificuldades que os professores de Ciências do ensino fundamental II encontram para lecionar aulas voltadas para a sustentabilidade.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professorespt_BR
Título: dc.titleFormação de professores: Trajetórias e tendências teórico-práticas (Atena Editora)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais