O PROCESSO EDUCATIVO ESCOLAR NO CONTEXTO DA TEORIA HUMANISTA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorGonçalves, Silva, Lidiane Guilhermino da Francisco Cláudio-
Autor(es): dc.contributor.authorFreitas, Oliveira, Francisca Raquel da Silva Aquino Dayana Lucia Rodrigues-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-08-06T18:30:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-08-06T18:30:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.revistaeletronicaamplamente2.com/_files/ugd/b9c3ab_feb590e7fd0c453fa100d530f35ba0a4.pdf-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/735541-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho trata-se de um estudo acerca da teoria humanista, defendida pelo psicólogo americano Carl Rogers na década de 1960. A teoria tem suas origens na psicologia, no entanto, suas ideias podem casar como o contexto educacional. Partindo deste pressuposto, pretende-se relacionar a teoria humanista com a educação, visando a partir disto, compreender a prática do profissional docente de acordo com a abordagem centrada na pessoa, principal enfoque trazido pela teoria. O trabalho terá relevância sobretudo para os professores, que por meio dos conceitos trazidos pela teoria humanista poderão refletir a cerca de suas práticas e assim poder aprimora-las articulando com as ideias mais relevantes trazidas por Carl Rogers. No que diz respeito aos procedimentos metodológicos, estes partem de revisões das principais literaturas que tratam o assunto, mostrando repulsa a algumas tendências e teorias educacionais que submetem o aluno a uma condição limitada de protagonismo e aquisição do saber, apresentando desta forma a teoria humanista como uma alternativa contrária a tais abordagens. Percebeu-se que a teoria, apesar de não ser tão discutida dentro da pedagogia quanto se deveria, suas ideias têm aos poucos sendo colocadas em prática, uma vez que, o professor está começando a entender a importância do aluno e, assim, tem dado espaço para que possam adquirir conhecimentos de forma mediada, tornando-os críticos e atuantes possibilitando que eles assumam de fato, o seu papel de figura mais importante no contexto escolar.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectHumanismo. Carl Rogers. Processo ensino-aprendizagem.pt_BR
Título: dc.titleO PROCESSO EDUCATIVO ESCOLAR NO CONTEXTO DA TEORIA HUMANISTApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons