Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor.author | Gonçalves, Silva, Lidiane Guilhermino da Francisco Cláudio | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Freitas, Oliveira, Francisca Raquel da Silva Aquino Dayana Lucia Rodrigues | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-08-06T18:30:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-08-06T18:30:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.revistaeletronicaamplamente2.com/_files/ugd/b9c3ab_feb590e7fd0c453fa100d530f35ba0a4.pdf | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/735541 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho trata-se de um estudo acerca da teoria humanista, defendida pelo psicólogo americano Carl Rogers na década de 1960. A teoria tem suas origens na psicologia, no entanto, suas ideias podem casar como o contexto educacional. Partindo deste pressuposto, pretende-se relacionar a teoria humanista com a educação, visando a partir disto, compreender a prática do profissional docente de acordo com a abordagem centrada na pessoa, principal enfoque trazido pela teoria. O trabalho terá relevância sobretudo para os professores, que por meio dos conceitos trazidos pela teoria humanista poderão refletir a cerca de suas práticas e assim poder aprimora-las articulando com as ideias mais relevantes trazidas por Carl Rogers. No que diz respeito aos procedimentos metodológicos, estes partem de revisões das principais literaturas que tratam o assunto, mostrando repulsa a algumas tendências e teorias educacionais que submetem o aluno a uma condição limitada de protagonismo e aquisição do saber, apresentando desta forma a teoria humanista como uma alternativa contrária a tais abordagens. Percebeu-se que a teoria, apesar de não ser tão discutida dentro da pedagogia quanto se deveria, suas ideias têm aos poucos sendo colocadas em prática, uma vez que, o professor está começando a entender a importância do aluno e, assim, tem dado espaço para que possam adquirir conhecimentos de forma mediada, tornando-os críticos e atuantes possibilitando que eles assumam de fato, o seu papel de figura mais importante no contexto escolar. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Humanismo. Carl Rogers. Processo ensino-aprendizagem. | pt_BR |
Título: dc.title | O PROCESSO EDUCATIVO ESCOLAR NO CONTEXTO DA TEORIA HUMANISTA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons