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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | Cardoso, Lôbo, Daniella Couto Janete Cassimiro | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-08-06T18:25:47Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-08-06T18:25:47Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.revistaeletronicaamplamente2.com/_files/ugd/b9c3ab_570cc531eb8e4ed084728d22d4f145e6.pdf | - |
| identificador: dc.identifier.other | V2N3-03 SOCIEDADE UNIDIMENSIONAL | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/735539 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O estudo apresentou o impacto do progresso transformando razão em submissão na perspectiva de Marcuse, bem como, a influência do neoliberalismo na educação. Fundamenta-se na obra ‘O homem unidimensional’. Lança luzes sobre a influência do meio de produção evidenciado pela globalização e sua repercussão na educação. A problemática refere-se à visão dos valores de mercado atuando como condicionantes dos indivíduos. Objetivou-se analisar as formas subjetivas e concretas de controle social, incluindo sua ação na educação, através da reprodução hegemônica. De modo específico, compreender o papel da globalização e situar o impacto da cultura industrial e do consumismo em detrimento da racionalidade crítica; indicar os aspectos do progresso capitalista e suas implicações naautonomia, liberdade e individualidade. A análise resultou na compreensão de que as organizações sociais capitalistas com sua governança amordaçam e subordinam os indivíduos com falsas necessidades, tolhendo a possibilidade de aflorar a consciência de emancipação social. Evidenciou-se que a ausência de questionamento conduz a uma ação de controle e, as desigualdades educacionais se configuram reflexo de formas subjetivas controladoras. Concluiu-se que a educação possui um papelfundamental na transformação dessa realidade de desigualdades e de indivíduos acríticos. Dessa forma, se abrirá espaço para o resgate da autonomia do sujeito sendo-lhe ofertada uma educação de qualidade e que contempla a formação integral, não somente preparação para o mercado em expectativas preditas pela globalização. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Sociedade. Capitalismo. Unidimensional. Controle Social. Educação. | pt_BR |
| Título: dc.title | SOCIEDADE UNIDIMENSIONAL: O IMPACTO DO PROGRESSO TRANSFORMANDO RAZÃO EM SUBMISSÃO NA PERSPECTIVA DE MARCUSE | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
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