SOCIEDADE UNIDIMENSIONAL: O IMPACTO DO PROGRESSO TRANSFORMANDO RAZÃO EM SUBMISSÃO NA PERSPECTIVA DE MARCUSE

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Autor(es): dc.contributor.authorCardoso, Lôbo, Daniella Couto Janete Cassimiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-08-06T18:25:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-08-06T18:25:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.revistaeletronicaamplamente2.com/_files/ugd/b9c3ab_570cc531eb8e4ed084728d22d4f145e6.pdf-
identificador: dc.identifier.otherV2N3-03 SOCIEDADE UNIDIMENSIONALpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/735539-
Resumo: dc.description.abstractO estudo apresentou o impacto do progresso transformando razão em submissão na perspectiva de Marcuse, bem como, a influência do neoliberalismo na educação. Fundamenta-se na obra ‘O homem unidimensional’. Lança luzes sobre a influência do meio de produção evidenciado pela globalização e sua repercussão na educação. A problemática refere-se à visão dos valores de mercado atuando como condicionantes dos indivíduos. Objetivou-se analisar as formas subjetivas e concretas de controle social, incluindo sua ação na educação, através da reprodução hegemônica. De modo específico, compreender o papel da globalização e situar o impacto da cultura industrial e do consumismo em detrimento da racionalidade crítica; indicar os aspectos do progresso capitalista e suas implicações naautonomia, liberdade e individualidade. A análise resultou na compreensão de que as organizações sociais capitalistas com sua governança amordaçam e subordinam os indivíduos com falsas necessidades, tolhendo a possibilidade de aflorar a consciência de emancipação social. Evidenciou-se que a ausência de questionamento conduz a uma ação de controle e, as desigualdades educacionais se configuram reflexo de formas subjetivas controladoras. Concluiu-se que a educação possui um papelfundamental na transformação dessa realidade de desigualdades e de indivíduos acríticos. Dessa forma, se abrirá espaço para o resgate da autonomia do sujeito sendo-lhe ofertada uma educação de qualidade e que contempla a formação integral, não somente preparação para o mercado em expectativas preditas pela globalização.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectSociedade. Capitalismo. Unidimensional. Controle Social. Educação.pt_BR
Título: dc.titleSOCIEDADE UNIDIMENSIONAL: O IMPACTO DO PROGRESSO TRANSFORMANDO RAZÃO EM SUBMISSÃO NA PERSPECTIVA DE MARCUSEpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
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