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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor.author | Gabry, Maria Clotildes Felix | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-08-03T20:26:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-08-03T20:26:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-19 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/735419 | - |
Resumo: dc.description.abstract | “Docente como promotor do desenvolvimento sustentável a nível escolar e comunitário” é um assunto que vem ao encontro da complexidade dos problemas ambientais na contemporaneidade trazendo uma proposta de formação que integra desenvolvimento humano sustentável e Tecnologias da Informação e Comunicação para conscientização da sustentabilidade do planeta na era contemporânea. Durante os dois anos de formação do mestrado Stricto sensu percorrermos por um caminho de intensas descobertas, e nos aventuramos com a prática de muitas pesquisas e publicações em revistas científicas. As primeiras experiências com publicação de artigos científicos motivou nossa trilha de aprendizagem até a conclusão do curso culminando na publicação da dissertação em formato de livro para compartilharmos saberes no campo de pesquisa. Sou imensamente grata e feliz por participar dessa etapa da trajetória de minha estimada amiga e convido o leitor a submergir nessa leitura com a finalidade de conhecer a proposta de formação para temas emergentes: “Educação Ambiental, Sustentabilidade e Tecnologias da Informação e Comunicação.. Honra-me ter a oportunidade de apresentar essa obra, fruto de um Trabalho de Conclusão de Curso acadêmico – Formação de Professores/TIC na Educação. O mestrado foi o prelúdio de uma trajetória que me possibilitou o privilégio de conhecer minha colega e amiga Maria Clotildes Félix Gabry. Considero de valor inestimável a parceria colaborativa que estabelecemos durante a formação de Mestrado e me sinto parte ativa nesta caminhada que impactou nossa evolução enquanto ser humano, acadêmicas e profissionais da educação. Atualmente seguimos com novos projetos profissionais e acadêmicos vislumbrando o curso de doutorado para final de 2023. O objetivo da pesquisa, visa a mediação no processo formativo com vistas para Educação Ambiental Crítica abordando a exploração indevida dos recursos naturais e a necessidade de um novo olhar para o currículo formal; para prática docente com foco nas transformações metodológicas , ambientais e a valorização das Tecnologias da Informação e Comunicação no processo formativo; rede de sustentabilidade na educação formal. Com dados e índices da ONU, UNESCO, PUMNA E Agenda 2030, essa investigação introduz uma reflexão a partir da necessidade de romper paradigmas que são modelos científicos, filosóficos, educacionais que se transformam em nome do progresso, principalmente no que tange a formação de professores para Educação Ambiental incluindo as Tecnologias Educacionais. Cada capítulo provoca uma profunda reflexão e aponta novas possibilidades para atender as demandas educacionais que clamam por inovação e novas tendências para solucionar problemas globais que estão reverberando no campo de pesquisa, nas instituições educacionais e na sociedade. A autora fundamenta a proposta de formação docente articulando as teorias humanista, cognitivista e conectivista contextualizando tendências pedagógicas para uma transformação cultural e social visando o bem estar do ser humano e ecossistema planetário. A mudança de mentalidade é o primeiro passo que deve ter início a partir do contexto educativo formal e informal. A Dialética é a ferramenta mais poderosa para expansão cognitiva numa perspectiva de sensibilização e a conscientização que deve abranger todo sistema escolar ampliando estratégias para alcançar a integração com os ambientes virtuais. Em operancia, as TIC contribuem para o desenvolvimento da consciência ecológica e facilitar a formação docente com propósito da qualificação na educação formal.. Desejo que essa obra chegue ao público enriquecendo as práticas pedagógicas para o desenvolvimento sustentável em todas esferas da sociedade a partir de uma concepção global, mas principalmente no ecossistema escolar com o intuito de valorizar a diversidade, a interdisciplinaridade e transversalidade para solução dos problemas que ameaçam o planeta terra. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sustentabilidade | pt_BR |
Título: dc.title | Docente como promotor do desenvolvimento humano sustentável a nível escolar e comunitário (Atena Editora) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
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